spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 dezembro 2024
spot_imgspot_img

ADVB/SC e Instituto Mapa lançam o IPM – Índice de Predição de Mercado

MarketingADVB/SC e Instituto Mapa lançam o IPM - Índice de Predição de...
spot_img

Florianópolis se prepara para brilhar no Réveillon 2025

Contagem regressiva, 15 minutos de show de fogos, novo...

9 restaurantes imperdíveis para o verão na Grande Florianópolis

Confira os destinos turísticos para quem quer provar o...

Como Sales Design e SalesTech estão transformando as vendas corporativas

Unindo estratégia de mercado e inteligência artificial na área...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Lançamento aconteceu na tarde do dia 27 de outubro, na sede da ADVB/SC. Estudo vai antecipar as tendências de consumo relacionadas ao poder de compra para as principais datas comemorativas do ano. Resultado oficial será divulgado no dia 18 de novembro, na Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

Imagine só a sua empresa podendo antecipar o que consumidores pretendem comprar para as diversas datas festivas do ano. Não seria ótimo poder planejar com antecedência as suas estratégias de marketing, logística, entre outros, de acordo com a necessidade e desejo de compra de seus clientes? É isso que a ADVB/SC e o Instituto Mapa querem proporcionar aos setores de comércio, indústria e serviços catarinenses, através do IPM (Índice de Predição de Mercado). Um estudo que vai antecipar o comportamento do mercado consumidor e as tendências de consumo relacionadas ao poder de compra. “A pesquisa possibilitará aos filiados da ADVB/SC definir com antecedência decisões estratégicas do seu negócio, antecipando ou retardando ações de marketing, de logística, de condições de pagamento, entre outros”, explica a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares.

Para isso, o Instituto Mapa realizará uma pesquisa com cerca de 620 famílias catarinenses. Serão entrevistadas famílias em 19 municípios distribuídos pelas seis regiões do Estado (Grande Florianópolis, Sul, Norte, Serra e Meio Oeste, Vale do Itajaí, Oeste) e, com base na intenção de compra futura, será criada uma estimativa de compra. “Através da avaliação da pré-disposição da população para a compra de bens de consumo e imóveis, temos condições de indicar a tendência das vendas para o mercado catarinense para as principais datas do calendário do próximo trimestre”, revela o diretor de relacionamento com o mercado do Instituto Mapa, Maurício Pantaleão.

O resultado será colhido com base em uma ampla pesquisa feita com dois grupos distintos: situação econômica familiar e intenção de compra futura. Segundo Maurício Pantaleão, os resultados da situação econômica familiar vão possibilitar conhecer o clima junto às famílias catarinenses para o consumo, ou seja, o quanto a sua situação financeira está colaborando para que a sua intenção de compras se realize. Já o segundo grupo, trata-se de um conjunto de questionamentos que vão definir a intenção de compra de bens de consumo (veículos, informática, eletrodomésticos, vestuário e calçados, eletroeletrônicos, compras em supermercados) e imóveis (material de construção).

De acordo com a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares tais levantamentos permitirão a entidades classistas e privadas, ao comércio e à indústria (fornecedores do comércio) instrumentar-se sistematicamente de informações econômicas e norteadoras para as suas ações de marketing, logística e de diagnósticos sobre o mercado consumidor. “O nosso objetivo maior é dar para o mercado algo novo, inédito, um indicar que possa auxiliá-los na hora de tomar decisões”, explica a presidente.

Além dos resultados gerais, que serão obtidos através da pesquisa, também será possível realizar análises por classe econômica e região geográfica. O objetivo é que o estudo seja realizado, a partir de agora, em três edições anuais, com divulgação de resultados nos meses de fevereiro prevendo o consumo da páscoa e dia das mães; maio, para o consumo do dia dos namorados e dia dos pais; e novembro, para o natal, final de ano e férias. “Acreditamos que este é um material riquíssimo e que vai trazer grandes contribuições para o mercado consumidor catarinense. Ficamos honrados pela ADVB/SC ter abraçado o projeto e ter se tornado nossa parceira nesta empreitada”, revelou o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira.

O resultado oficial do Índice de Predição de Mercado para os meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011 será divulgado, no dia 18 de novembro. Data em que a ADVB/SC promove o Almoço de Ideias, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. O evento vai contar com a presença do CEO do IBOPE Inteligência, Nelsom Marangoni que vai ministrar a palestra: “As mudanças da Pesquisa no Brasil”. Nelsom é formado em psicologia pela Universidade de São Paulo e trabalha com pesquisa de mercado desde 1974. Atualmente é chief executive officer do IBOPE Inteligência, tendo ocupado a mesma posição em empresa multinacional da área de pesquisa por, aproximadamente, 15 anos.

A ADVB/SC e o Instituto Mapa lançaram a pesquisa na tarde do dia 27 de outubro, na sede da ADVB/SC, em Florianópolis. O estudo será divulgado em dados limitados para o mercado e na íntegra apenas para associados da ADVB/SC.