Circulam na zona urbana de Florianópolis diversos trabalhadores que empregam cavalos em suas atividades. Na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, que inicia nesta quarta-feira, será divulgado um projeto que tem como objetivo proporcionar conhecimentos a proprietários para que seus animais recebam cuidados adequados com relação à alimentação, higiene e prevenção de doenças.
O projeto também permitirá um estudo sobre o perfil do carroceiro de Florianópolis, que será orientado quanto à alimentação do animal, segurança em vias públicas, saneamento básico, prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, medicamentos e bem-estar animal. A expectativa é de que a partir dessa iniciativa outras sejam desencadeadas em parceria com instituições que possam colaborar para o atendimento ao carroceiro e ao cavalo.
As informações serão divulgadas na Sepex no estande 91, na seção de Educação. O espaço terá peças anatômicas reais de cavalos, material de ferrageamento e higiene, entre outros objetos utilizados no manejo diário dos equinos.
Mais informações com a coordenadora do projeto, professora Denise Leme / deleme@hotmail.com / 3721-5469.
Por Luisa Nucada / Bolsista de Jornalismo na Agecom