Empreendimento competiu com outros 25 participantes e venceu com o projeto “Um futuro melhor”.
15-10-2010 – A cerimônia de entrega dos prêmios da Abrasce, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, para promover e difundir as melhores práticas e estratégias de gestão de shopping centers, foi realizada no início de outubro, durante a abertura do 11º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, em São Paulo. O Floripa Shopping, de Florianópolis, foi um dos empreendimentos vencedores na categoria Prêmio Newton Rique de Responsabilidade Social, com o projeto “Um futuro melhor”.
As práticas reconhecidas na edição deste ano foram expansão focada em crescimento sustentável, relacionamento com o cliente a partir de experiências inusitadas, ações de incentivo à cidadania e respeito ao meio ambiente, e interatividade ao levar as novidades do shopping para as ruas, divididas em cinco diferentes categorias – Prêmio Abrasce Excelência em Expansão & Revitalização, Prêmio Newton Rique de Responsabilidade Social, Prêmio Abrasce Excelência em Gestão, Prêmio Abrasce Merchandising e Prêmio Abrasce Varejo em Shopping Centers – e cada uma com destaque a três principais projetos. Neste ano foram 59 empreendimentos participantes, avaliados por banca julgadora específica e qualificada, composta por profissionais de diversas áreas, além de representantes da Associação.
Na categoria Prêmio Newton Rique de Responsabilidade Social foram 25 participantes e quatro ganhadores, sendo dois empates de terceiro lugar, entre eles o do Floripa Shopping, que apresentava um projeto envolvendo todas as ações ambientais desenvolvidas pelo empreendimento nos últimos dois anos, como a conquista da certificação ISO 14001.
Mais sobre o empreendimento
Desde o início de sua implantação, em 2002, o Floripa Shopping busca a conservação e a melhoria do meio ambiente, assumindo expressamente o compromisso com a responsabilidade socioambiental. Em 2007, foi criado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) denominado Preserva Floripa. Desde então, as ações realizadas pelo empreendimento são focadas na preservação, na conscientização e na educação. Por meio da implantação do SGA, foram identificados todos os aspectos ambientais significativos, desenvolvidos e implantados procedimentos de gestão e adotadas práticas de educação ambiental para repassar aos funcionários, clientes e comunidade.