Evento realizado nesta quinta-feira (30) na Capital contou com a presença de secretários de educação da região da Grande Florianópolis
Foi realizada nesta quinta-feira, 30 de setembro, na sede da RIC Record, a apresentação dos resultados do Projeto “Açores – As Nove Pérolas do Atlântico”, promovido pelo Grupo RIC. O evento contou com a participação do vice-presidente da RIC Record Santa Catarina, Marcello Petrelli, da diretoria da RIC Record, de patrocinadores, secretários de Educação da Capital e da Grande Florianópolis, apoiadores e empresas que acreditaram no projeto de resgate da cultura açoriana.
Entre os convidados estavam presentes os secretários de Educação: Rodolfo Pinto da Luz, de Florianópolis, Maria Favere, de Biguaçu e Rosa Maria Silva, de São José. Também marcaram presença no evento o coordenador comunitário do Colégio Catarinense, Sílvio Bleyer, e o presidente do shopping Viacatarina, Sérgio Alves, patrocinadores do projeto junto à Tractebel Energia, J.A Construções e Schrefer Yachts.
Foram apresentados no evento o DVD que contém todas as reportagens exibidas pela emissora e o livreto que reúne o conteúdo produzido para a série e que foi transformado em material didático e em ferramenta de estudo. 700 cópias do dvd e 10 mil livretos serão distribuídos para as escolas municipais da região metropolitana de Florianópolis.
Todo o trabalho realizado pelo Grupo RIC no projeto “Açores – As Nove Pérolas do Atlântico” também ganhará o mundo. O material será exibido pela Record Internacional para países como Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal.
Projeto “Açores – As Nove Pérolas do Atlântico”
A RIC Record exibiu em agosto reportagens especiais sobre as conexões culturais existentes entre as Ilhas dos Açores, pertencentes a Portugal, e as cidades da Grande Florianópolis, colonizadas pelos açorianos, e o jornal Notícias do Dia também publicou no mesmo período diversas matérias sobre o tema.
As reportagens do Projeto Açores fazem parte de um trabalho inédito, realizado pelo Grupo RIC. A equipe, formada pelo cinegrafista Jair Antônio Corrêa e pelos repórteres Alexandre Mendonça, da RIC, e Paulo Clóvis, do jornal Notícias do Dia, viajou no mês de junho para Lisboa, em Portugal, e para a ilha Terceira de Açores, na cidade de Angra do Heroísmo para produzir o material.
O Projeto “Açores – As Nove Pérolas do Atlântico” teve como objetivo promover o resgate dos valores e das tradições açorianas na região, propagar e difundir essas tradições entre o público catarinense e também conscientizar a população sobre o seu compromisso com a preservação dessas tradições.