spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Análises de obras literárias na Livrarias Catarinense

VariedadesAnálises de obras literárias na Livrarias Catarinense
spot_img

Cidades Invisíveis se une à cultura no Carnaval 2025

Mulheres do Coletivo Costura Perifa, do Instituto, customizam abadás...

Jurerê OPEN promove Carnaval com programação para as crianças

Haverá bailinho, blocos de marchinhas, oficina de máscara, camarim...
spot_img

Compartilhe

Análise literárias das obras 1984, de George Orwell e O Pagador de Promessas de Dias Gomes na Capital

No próximo dia 23 de setembro a professora Regina Brasil realiza na Livrarias Catarinense um bate-papo e análise literária de dois clássicos da literatura, os livros 1984, de George Orwell, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes.

“A obra 1984, romance de George Orwell, é uma metáfora da sociedade, a obra acata diversas leituras simples e/ou complexas, desde a crítica ao totalitarismo, até a paradoxal sensação de segurança imposta pela presença da observação constante dos membros da sociedade. E deste livro que sai a impagável personagem Big Brother”, declara Regina.

Já a obra de Dias Gomes O Pagador de Promessas é o interessante retrato da miscigenação religiosa brasileira, tem em sua maior preocupação destacar a sincera ingenuidade e devoção do povo, em oposição a burocratização imposta pelo próprio sistema católico em sua organização interior. “O texto de Dias Gomes tem nítidos propósitos de evidenciar certas questões sócio-culturais da vida brasileira, em detrimento do aprofundamento psicológico de seus personagens”.

Segundo a professora, a ideia desses encontros, que já são realizados há três meses, surgiu da busca por uma série de títulos que deveriam fazer parte da bagagem cultural básica da população. “Além disso, o desejo de decodificá-los a um público leitor ávido de informações e nem sempre com tempo ou base suficiente para uma leitura mais profunda”, comenta.

Entre as temáticas relacionadas as duas obras, destaque para atuação da mídia, política, opressão, dominação, totalitarismo e futuro da humanidade. “Meu objetivo com esses bate-papos é fazer com que se perceba que uma obra de arte – música, pintura, escultura, literatura – comporta bem mais que um simples passar de olhos, tentar descortinar ao leitor a mágica do criar, da arte, da mimese”, afirma Regina.

Quando questionada sobre a relação das obras com a sociedade atual, Regina Brasil é direta: “Um clássico é universal, eterno, mantém sempre ligações com a sociedade, já que é dela que tira sua semente, seu grão e seu produto… é sempre pelo e para o homem que a obra é feita… No caso específico do romance em análise, a obra de George Orwell, a mídia, o poder da língua, a manipulação, a observação opressora da sociedade”.

Sobre a palestrante

Regina Brasil graduou-se em Letras Italiano-Português em 1983 pela UFSC. Passou pelo inglês, pelo italiano e pela gramática, mas a paixão maior é a literatura, com quem tem grande intimidade há mais de 20 anos. Sobre isso, ela diz: “Sou apaixonada pelo que faço, ‘dar aulas’ parece ser uma expressão muito reducionista para a magia que acontece em sala, quando alguém descobre o valor da arte – pintura, música, literatura, cinema… –, quando se apercebe parte de um mundo de novas emoções e sensações, ou seja, quando, saído de uma espécie de egotismo social, alguém abre, finalmente, os olhos para o universo maior que o cerca”.

Atualmente, Regina atua no ensino médio, na preparação para o vestibular e em alguns cursos de Comunicação e Arte, em duas instituições que lhe permitem trabalhar a literatura com “a seriedade, a realização, o empenho e a liberdade inerentes à arte do escrever”, como ela mesma descreve.

Sobre o evento

A análise literária de duas obras clássicas, 1984, de George Orwell, e O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, será no próximo dia 23, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.