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Florianópolis, 26 novembro 2024
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Ouvidoria da Prefeitura de Florianópolis completa um ano

GeralOuvidoria da Prefeitura de Florianópolis completa um ano
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A Ouvidoria é o elo entre o cidadão e o poder público. Conheça um pouco mais a Ouvidoria Municipal de Florianópolis e seu desempenho no primeiro ano de atividades.

A ouvidoria da Prefeitura Municipal de Florianópolis completa nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, um ano de atividades. Desde que entrou em funcionamento, o órgão atendeu 10.382 contatos de cidadãos, entre denúncias, sugestões, reclamações, solicitações e elogios. Em 2009 foram 3.630 atendimentos. Já entre os meses de janeiro e julho deste ano foram 6.752 contatos recebidos. A porcentagem de atendimentos concluídos cresceu de 77% em 2009 para 82% em 2010.

Para o Secretário Executivo de Controle Interno e Ouvidoria, Sandro Ricardo Fernandes, os resultados demonstram que o órgão era uma necessidade da população e da própria Prefeitura. “A ouvidoria funciona como um representante do cidadão dentro da Prefeitura, possibilitando uma maior aproximação, participação e fiscalização da Administração Municipal. Para a Prefeitura é uma ferramenta que contribui para identificar não apenas os problemas, mas também as soluções”, destaca o Secretário.

Implantada pelo Decreto nº 7425, de 25 de agosto de 2009, a ouvidoria da Prefeitura de Florianópolis foi criada com quatro objetivos principais: racionalizar e melhorar os serviços públicos municipais, corrigir erros, omissões ou abusos cometidos por agentes públicos, incentivar a participação popular na fiscalização da prestação dos serviços públicos e desenvolver na administração municipal uma nova cultura de cidadania e de serviço às pessoas.

“A importância da transparência na administração pública e a necessidade de aproximação do poder público com a comunidade serviram de incentivo para a implantação desse canal de comunicação”, explica Maria Terezinha Blatt, coordenadora da ouvidoria da Prefeitura de Florianópolis.

O órgão da Prefeitura de Florianópolis que recebe o maior número de contatos pela ouvidoria é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Foram 5.905 atendimentos desde o início da ouvidoria, cerca de 57% do total de contatos recebidos. Em seguida aparecem as Secretarias de Transporte, com 1.815 contatos e a de Educação, com 1.402 atendimentos.

O cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria pelo Portal da Prefeitura de Florianópolis. As demandas são registradas no Sistema Único de Ouvidoria e o cidadão recebe um número de atendimento e um código de consulta, possibilitando o acompanhamento de sua reivindicação pela internet.