Publicitário esteve em Florianópolis e ministrou palestra a estudantes da Unisul
O curso de Comunicação Social da Unisul, campus universitário Grande Florianópolis – Pedra Branca recebeu nesta quarta-feira, 18 de agosto, o publicitário Humberto Mendes, vice-presidente executivo da Federação Nacional das Agências de Propaganda.
Mendes, que iniciou sua carreira nos anos 50, trabalhando com artes gráficas, trabalhou por mais de vinte anos em meios de comunicação de grandes grupos como Abril, Manchete e Visão. No fim dos anos 90, ele montou a Mutirão de Profissionais de Propaganda, uma agência voltada para o Marketing Cultural e Ecológico. Em 2002, foi chamado para ocupar cargo de vice-presidente executivo da Federação Nacional das Agências de Propaganda.
Durante a palestra, o publicitário falou sobre as histórias e experiências na vida profissional, sobre ética na profissão, meio-ambiente e sustentabilidade. “Você que vai ser profissional de comunicação tem a obrigação de colaborar com o planeta. Plante uma árvore, mesmo que você não vá andar em sua sombra”.
Humberto lembrou que a propaganda tem um alcance enorme e por isso tem também obrigação e responsabilidade sócio-ambiental. Para ele, o leitor ou telespectador precisa e quer informação de qualidade. As campanhas publicitárias podem ser voltadas à valorização do meio ambiente. E como ela atinge todas as idades, dependendo do conteúdo, se torna educativa. “A conscientização começa com os pequenos”, ressalta.
O publicitário disse que a última vez que esteve em Florianópolis foi nos anos 90 e que encontrou uma cidade bem mais poluída. “Fiquei assustado com o que vi. Tenho uma preocupação com a natureza nos próximos anos. Acho que a educação neste sentido no Brasil é fraca. A preservação do meio ambiente não é muito debatida nas escolas”.
Para o professor Eloy Simões, essas atividades engrandecem a vida acadêmica. “Que isso aconteça com freqüência aqui dentro, tanto na área de Jornalismo, Publicidade ou Cinema, tudo aquilo que estiver relacionado com comunicação, porque as coisas estão acontecendo lá fora e a gente precisa saber, principalmente daqueles que vem de outros mercados. Isso areja a gente, faz a gente criar melhor, pensar melhor, planejar melhor. Tomara que a coordenação leve isso adiante e repita sempre, o ideal é que aconteça uma vez por mês.”
A estudante Fernanda Amaral Silveira, da 2ª fase de Jornalismo, disse que adorou a palestra e que se identificou co o tema porque desde criança se preocupo muito com a sustentabilidade. “Apesar de fazer jornalismo, foi uma das melhores palestras que já assisti porque ele falou de coisas bem concretas, não utópicas. Gostei de ele ter falado de como a publicidade pode fazer esse papel de preservação”.
“O Sindicato de Agências de Propaganda de Santa Catarina está sempre se aproximando dos estudantes, porque sabemos que são os agente do mercado amanhã. Está acontecendo um evento chamado Encontro FENAPRO, onde lideranças da propaganda vão se encontrar, pela primeira vez em Florianópolis. Aproveitamos a visita do Humberto para ele contar um pouco da sua experiência para os estudantes, de uma forma informal, como um bate-papo” informa Vanessa Ribeiro, gerente de marketing da Sinapro SC.
Foto: Os publicitários Eloy Simões e Humberto Mendes