Acontece entre os dias 16 e 20 de agosto, em Florianópolis, a Semana Victor Meirelles. O evento será realizado nas salas de exposições e na sala multiuso do Museu Victor Meirelles em homenagem aos 178 anos de nascimento do artista.
As atividades foram programadas em busca de uma interface entre a arte do século XIX, a arte moderna e a contemporânea. No dia 18 de agosto, às 19h, será aberta a exposição Fayga 0strower: densidade e leveza, em comemoração aos 90 anos de nascimento da artista. Às 18h, haverá um encontro com a curadora da mostra, Maria Luisa Távora (Escola de Belas Artes/UFRJ) e Noni Ostrower (Conselho Consultivo do Instituto Fayga Ostrower).
Também será aberta a 18ª edição de Diálogos com a Desterro, com a obra Vistas, do artista Cleverson Salvaro. O projeto ocorre desde 2005, na exposição de longa duração Construção, com curadoria de Paulo Reis e convida artistas a estabelecerem um diálogo com a obra Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro, de 1851, de Victor Meirelles.
Ainda no dia 18 de agosto será lançada a publicação impressa um ponto e outro, que fez parte do programa de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles, no período de outubro de 2006 a 2007. O primeiro número foi dedicado a exposição Deserto, do artista Leonilson, com curadoria de Ricardo Resende, ocorrida em 2006.
Nos dias 19 e 20 de agosto, das 14 às 18h, será a vez da oficina teórica “O índio visto pelas artes plásticas no Brasil e América Latina”, com Maraliz de Castro Vieira Christo. A oficina apresentará um estudo comparado entre a representação do índio no Brasil e na Americana Latina, oferecendo um rápido panorama sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de agosto.
O quê: Semana Victor Meirelles
Onde: Salas de exposições e sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 16 a 20 de agosto de 2010.
Quanto: Entrada gratuita