Em mais uma grande apresentação no estádio Orlando Scarpelli, com direito a belas tabelas, troca de passes rápidos, gols bonitos e homenagem ao goleiro e ídolo Wilson que vestiu a camisa 200, o Figueirense enfrentou o Santo André na noite desta terça-feira (20) no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis. Apesar de ter o domínio da partida acabou cedendo ao empate nos minutos fiinais interrompendo a sequência de quatro vitórias.
Mesmo sem sair vitorioso de campo, depois do empate por 2×2 com o Santo André pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da série B, o Figueirense que chegou aos 20 pontos conquistou a liderança provisória da competição, posição que só será definida no sábado com o término da rodada.
Com a equipe entrosada dentro do esquema tático adotado nas últimas partidas, onde o alvinegro conquistou quatro vitórias. Márcio Goiano manteve a mesma formação em campo, modificando apenas o setor defensivo que teve o desfalque de Roger Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para posição o comandante alvinegro promoveu a estreia de João Paulo que atuou ao lado do grandão João Felipi.
O Figueirense abriu o marcador com Lucas, depois de uma bela cobrança de falta e quando era superior em campo deixou o gramado com tudo igual no marcador com gol marcado por Anderson Gomes. Envolvendo o adversário com toque de bola rápido e boa triangulação, o Figueirense voltou a etapa complementar para virar o jogo e chegou a fazer 2×1 com Willian, mas viu a torcida se calar depois de ser surpreendido com um chute forte de Pio, que deixou tudo igual no marcador nos minutos finais.
O jogo
A noite começou em clima de festa com uma homenagem a um dos principais ídolos da nação alvinegra. O goleiro Wilson, que completou 200 jogos na partida com o Vila Nova, entrou em campo vestindo a camisa 200 e recebeu uma placa comemorativa da diretoria, entregue pela fã e torcedora Velma Bion.
Embalada pela sequência de resultados positivos, a equipe alvinegra entrou em campo ditando o ritmo e mostrando velocidade. Logo aos três minutos, o meia Fernandes tabelou com Coutinho e a bola sobrou para Lucas. O lateral cruzou rasteiro, mas a zaga do time paulista afastou o perigo.
O Santo André tentava explorar os contra ataques pela esquerda, mas sem levar muito perigo ao gol de Wilson, que quando acionado aos 12 minutos mostrou mais uma vez sua qualidade com uma bela defesa.
Aos 26 minutos, Lucas cobrou falta com propriedade e estufou a rede adversária sem chances de defesa para o goleiro Júlio César. Quando o domínio era total da equipe alvinegra, foi o Santo André que abriu o marcador com Anderson Gomes, aos 40 minutos, para deixar tudo igual.
O Figueirense voltou a etapa complementar disposto a tudo para ampliar o marcador e logo aos cinco minutos uma jogada de Maicon arrancou suspiros da torcida. O meia limpou o lance, tirou de dois marcadores e chutou forte, mas a bola passou tirando tinta do travessão.
Apesar de não marcar o seu, Maicon que foi um dos destaques da partida, não desistiu e participou ativamente do segundo gol alvinegro, um dos mais bonitos feitos no Scarpelli. Com um toquinho certeiro deixou a bola nos pés do artilheiro Willian que chutou com categoria direto para o gol. Willian, artilheiro do Figueirense, marcou o quinto no Brasileiro.
O Santo André não aceitou a virada e iniciou a pressão para cima do alvinegro e teve nos pés de Pio, que recém tinha entrado na partida, a oportunidade de empatar o jogo, depois de um chute forte de fora da área aos 41 minutos. Aopos o gol de empate, ficou difícil para o alvinegro que teve pouco tempo para buscar o terceiro gol.
O Figueirense volta a campo no dia 31 de julho, quando enfrenta o Bahia às 16h10min, em Salvador.
Ficha técnica
O Figueirense de Márcio Goiano foi a campo com: Wilson; Lucas, João Filipe, João e Juninho; Ygor, Coutinho, Maicon (Jean Carioca) e Roberto Firmino (Tássio); Fernandes (João Paulo) e Willian.
Já o Santo André do técnico Sérgio Soares entrou em campo com: : Júlio César; Cicinho, Halisson, Toninho e Andrezinho; Wendel, Gil (Borebi), Sandro Hiroshi (Piu) e Xuxa (Altair); Anderson Costa e Anderson Gomes.
Cartões amarelos: Gil (SA); Willian (FFC)
A arbitragem foi de João Batista de Arruda (RJ), auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ). O público total foi de 7.626 para uma renda de R$27.642.