spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 fevereiro 2025

Camerata Florianópolis abre oficialmente sua Temporada de Concertos 2025, com participação do violinista Cármelo de los Santos

VariedadesCamerata Florianópolis abre oficialmente sua Temporada de Concertos 2025, com participação do...
spot_img

Maquiagem, glitter e saúde ocular: o que você precisa saber antes da folia

Fantasias coloridas, maquiagem vibrante e muito brilho: o Carnaval...

Jornada de empresário de Florianópolis vira livro; Autistas serão beneficiados

A trajetória do empresário de Florianópolis Victor Conceição vai...

Bailinho de Carnaval promove diversão para a criançada no Shopping Itaguaçu

Evento pet friendly vai contar com Oficina de Confecção...
spot_img

Compartilhe

Em sua 32ª temporada ininterrupta, a Camerata Florianópolis fará, no dia 13 de março, às 20h, no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), o Grande Concerto de Abertura Oficial da Temporada de Música Erudita 2025. Sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, a apresentação terá como solista o violinista Cármelo de los Santos (EUA/Brasil) e trará no programa a Sinfonia No. 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, e o concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. 

Com produção de Maria Elita Pereira, o concerto conta com o apoio do Fort Atacadista e da Engie, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

As obras do concerto

A Sinfonia No. 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, foi composta em 1893 durante a estadia do compositor nos Estados Unidos e reflete influências das músicas negra e indígena americanas, além de elementos do folclore tcheco. Sua estreia foi no Carnegie Hall, pela Filarmônica de Nova York. A obra se tornou uma das mais populares do repertório sinfônico.

O Concerto para Violino em Ré Maior, de Tchaikovsky, escrito em 1878, é um dos mais desafiadores e expressivos para o instrumento. Inicialmente rejeitado por Leopold Auer, a obra teve sua estreia em 1881 com Adolf Brodsky e, posteriormente, se consolidou como uma das peças mais interpretadas e admiradas do repertório violinístico.

Cármelo de los Santos

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos tem uma carreira consolidada como solista, camerista e professor. Desde que venceu, aos 16 anos, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, se apresentou com mais de 50 orquestras internacionais, incluindo a New World Symphony e a Filarmônica de Montevidéu. Premiado em diversos concursos internacionais, Cármelo é professor titular da Universidade do Novo México e spalla da New Mexico Philharmonic. Seu trabalho também se estende à gravação de obras brasileiras, como o CD “Sonatas Brasileiras”, que recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor CD Erudito e Melhor Intérprete Erudito. Cármelo é um convidado muito especial da Camerata Florianópolis, tanto que será a quarta vez que se apresentará com a orquestra. A última foi em agosto de 2016, também no CIC, com grande sucesso de público e crítica.

Camerata Florianópolis

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca e, desde então, trabalha ininterruptamente, sempre com significativa participação e relevância na agenda cultural de Santa Catarina. A orquestra figura hoje entre os mais importantes grupos do gênero no Brasil e realiza neste ano de 2025 sua 31ª Temporada de concertos. Tem como maestro titular Jeferson Della Rocca e a produção executiva de Maria Elita Pereira. 

Gravou doze CDs e cinco DVDs, dentre eles as parcerias bem sucedidas com o Dazaranha e o Expresso Rural, Clássicos com Energia, O Amante do Girassol (de Daniel Lobo), Tributo à Música Popular Brasileira, Edino Krieger (Prêmio Natura Musical), Santa Catarina (composições Alberto Heller e Kleber Alexandre), A Arte do Improviso “In Jazz” e Rock`n Camerata – ao vivo. Gravou trilhas para vídeos institucionais e para o filme Ensaio de Tânia Lamarca.

Foto da Camerata: Pedro Malamam 

Foto do Cármelo: Rawziski

Programas do espetáculo

Sinfonia nº 9 em Mi menor, op. 95, “Do Novo Mundo” (Antonin Dvorak)

Concerto para violino em Ré Maior, op. 35 (Piotr Ilich Tchaikovsky)

SERVIÇO

O QUÊ? Camerata Florianópolis abre oficialmente a Temporada de Concertos 2025 com sinfonias de Dvorák e Tchaikovsky e participação especial de Cármelo de los Santos.

QUANDO? 13 de março de 2025, às 20h.

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC).INGRESSO? Site da Blueticket –Camerata Florianópolis – GRANDE CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA – DVORAK E TCHAIKOVSKY – Teatro Ademir Rosa – CIC – Ingressos – Blueticket –  ou na sede da Camerata Florianópolis – bairro Santa Mônica, Rua Joe Collaço, 708