Após passar por quatro cidades catarinenses, a Capital será palco de duas sessões do projeto “Curta! Ópera Curta”, neste final de semana. A novidade é que desta vez a Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, entra no projeto. O espetáculo é composto por duas óperas de pequena duração: “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari. As apresentações serão no Teatro Ademir Rosa (CIC), nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 20h. Os ingressos a preço popular (5 e 10 reais) estão à venda no site da Blueticket, mas os interessados devem agilizar a compra, porque a procura está alta.
A obra “O Telefone”, escrita em 1947, aborda a relação com a tecnologia por meio do uso do telefone. Na versão adaptada, o enredo ganha um toque contemporâneo ao retratar o vício em celulares de maneira bem-humorada. A narrativa convida o público a refletir sobre o impacto do uso excessivo dos dispositivos móveis na vida cotidiana, estimulando o debate sobre a influência da tecnologia no comportamento humano. Já “O Segredo de Susanna” traz a história de uma condessa que esconde do marido um hábito inusitado: o vício em cigarro.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o projeto busca descentralizar produções artísticas, levando óperas de alta qualidade a diferentes regiões do Estado. Até o momento, já passou por Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville e Criciúma. A última apresentação será em Blumenau, no dia 23, também com a presença da orquestra.
“Curta! Ópera Curta” prevê ainda apresentações gratuitas em escolas públicas, com o intuito de formar novas plateias e aproximar os estudantes de manifestações artísticas sofisticadas. No dia 18, os estudantes da Escola José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, receberam a ópera “O Telefone”. E, hoje (20), o ensaio final para a apresentação com a Camerata Florianópolis será aberto para estudantes do ensino médio de todas as escolas, EJA e faculdades públicas da Grande Florianópolis. As instituições interessadas em levar seus estudantes devem entrar em contato com a professora Carol Quadros no WhatsApp (48) 99191-3322 para reservar o lugar. A apresentação tem duração de 40 minutos, com início previsto para às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC).
Proponente do projeto, a soprano Carla Domingues também está no elenco junto ao barítono argentino Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires, e o ator Pablo Assi. O tenor Flávio Leite assina a direção cênica das óperas e os figurinos são de Alfredo Beirão.
A realização do projeto “Curta! Ópera Curta” conta com a direção geral de produção de Maria Elita Pereira, produção executiva de Anne Santilli e coordenação técnica de Leonardo Boechat. Na orquestra, a participação do pianista Vitor Philomeno.
O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, com incentivo do FORT Atacadista.
Foto da orquestra: Pedro Malamam