spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 fevereiro 2025

Camerata Florianópolis leva óperas de curta duração ao CIC neste final de semana 

VariedadesCamerata Florianópolis leva óperas de curta duração ao CIC neste final de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Após passar por quatro cidades catarinenses, a Capital será palco de duas sessões do projeto “Curta! Ópera Curta”, neste final de semana. A novidade é que desta vez a Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, entra no projeto. O espetáculo é composto por duas óperas de pequena duração: “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari. As apresentações serão no Teatro Ademir Rosa (CIC), nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 20h. Os ingressos a preço popular (5 e 10 reais) estão à venda no site da Blueticket, mas os interessados devem agilizar a compra, porque a procura está alta. 

A obra “O Telefone”, escrita em 1947, aborda a relação com a tecnologia por meio do uso do telefone. Na versão adaptada, o enredo ganha um toque contemporâneo ao retratar o vício em celulares de maneira bem-humorada. A narrativa convida o público a refletir sobre o impacto do uso excessivo dos dispositivos móveis na vida cotidiana, estimulando o debate sobre a influência da tecnologia no comportamento humano. Já “O Segredo de Susanna” traz a história de uma condessa que esconde do marido um hábito inusitado: o vício em cigarro.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o projeto busca descentralizar produções artísticas, levando óperas de alta qualidade a diferentes regiões do Estado. Até o momento, já passou por Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville e Criciúma. A última apresentação será em Blumenau, no dia 23, também com a presença da orquestra. 

“Curta! Ópera Curta” prevê ainda apresentações gratuitas em escolas públicas, com o intuito de formar novas plateias e aproximar os estudantes de manifestações artísticas sofisticadas. No dia 18, os estudantes da Escola José Amaro Cordeiro, no Morro das Pedras, receberam a ópera “O Telefone”. E, hoje (20), o ensaio final para a apresentação com a Camerata Florianópolis será aberto para estudantes do ensino médio de todas as escolas, EJA e faculdades públicas da Grande Florianópolis. As instituições interessadas em levar seus estudantes devem entrar em contato com a professora Carol Quadros no WhatsApp (48) 99191-3322 para reservar o lugar. A apresentação tem duração de 40 minutos, com início previsto para às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). 

Proponente do projeto, a soprano Carla Domingues também está no elenco junto ao barítono argentino Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires, e o ator Pablo Assi. O tenor Flávio Leite assina a direção cênica das óperas e os figurinos são de Alfredo Beirão.

A realização do projeto “Curta! Ópera Curta” conta com a direção geral de produção de Maria Elita Pereira, produção executiva de Anne Santilli e coordenação técnica de Leonardo Boechat. Na orquestra, a participação do pianista Vitor Philomeno. 

O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, com incentivo do FORT Atacadista.

Foto da orquestra: Pedro Malamam