Com mais de oito mil empresas atendidas, a Fundação CERTI foi selecionada para coordenar a implementação da terceira edição do Programa Centelha, iniciativa que estimula a criação de novas startups no Brasil e contará com um aporte de R$ 155 milhões.
Referência no desenvolvimento de metodologias para programas de empreendedorismo, a CERTI venceu o edital de chamamento público promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A instituição será responsável por coordenar as ações do programa em nível nacional.
“Nosso objetivo é contribuir para dar continuidade ao sucesso das edições anteriores, com foco na evolução metodológica do programa, aprimoramento das capacitações oferecidas aos empreendedores e no fortalecimento dos ecossistemas de inovação”, ressalta Fernanda Konradt de Campos, diretora executiva do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI.
Suporte estratégico às startups
Presente em todas as edições do programa Centelha, a CERTI reforça em 2025 seu papel como um dos parceiros operacionais fundamentais para a criação e o crescimento de startups em todas as regiões do país.
Um dos principais diferenciais do programa é a metodologia consolidada pela CERTI, inspirada no Programa Sinapse da Inovação, que fortalece os ecossistemas de inovação estaduais por meio do suporte oferecido às Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPs).
“A colaboração com as FAPs e demais entidades estaduais garante que o programa se mantenha alinhado com as necessidades locais e impulsione a inovação de forma estratégica em cada região”, explica Fernanda.
Meta: mais de 1.100 startups apoiadas
O Programa Centelha III prevê a criação de mais de 1.100 novas startups, com impacto direto no desenvolvimento econômico regional e na inovação nacional. A CERTI será responsável por garantir a padronização do programa e promover a articulação entre os diversos stakeholders envolvidos.
“Também disponibilizaremos às startups uma série de capacitações sobre temas do mundo da inovação, além de outros benefícios, como mentorias, parcerias de desenvolvimento tecnológico e descontos em softwares e serviços oferecidos pela rede de parceiros do programa”, complementa a diretora.
Apoio financeiro e técnico às empresas
As startups selecionadas pelo programa terão acesso a recursos financeiros, como subvenções econômicas e bolsas de apoio técnico, com o objetivo de transformar ideias inovadoras em negócios viáveis e sustentáveis. O lançamento dos primeiros editais direcionados às empresas está previsto para o segundo semestre de 2025.
Sobre a CERTI
A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que oferece soluções inovadoras para empresas, governos e o terceiro setor. Fundada em 1984, a CERTI acumula vasta experiência no fortalecimento da competitividade e sustentabilidade de seus clientes.
Sobre o Centelha
O Programa Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. A iniciativa oferece capacitações, suporte técnico e recursos financeiros para transformar ideias em negócios de sucesso. Desde sua criação, em 2017, o Centelha já apoiou 1.068 startups, envolvendo mais de 33,5 mil empreendedores e alcançando 20% dos municípios brasileiros.
O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Finep e do CNPq, em parceria com o CONFAP e a Fundação CERTI.
Sobre o MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o responsável pelas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Presente em todo o país por meio de suas unidades de pesquisa e instituições parceiras, o MCTI apoia o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta para a solução dos desafios nacionais.