Universidade agora tem um ano para implantar o curso
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve aprovação federal para criação do Mestrado em Economia, que será oferecido pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) , em Florianópolis. A aprovação do novo curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), foi divulgada nesta sexta-feira, 20.
A criação do Mestrado em Economia, o segundo de Santa Catarina em uma universidade pública, já havia passado por todas as instâncias da Udesc – a última delas, o Conselho Universitário (Consuni), em outubro de 2023. O aval da Capes era a etapa que faltava para autorizar o início do funcionamento do programa de pós-graduação.
Agora a universidade terá o prazo de um ano para implantar o curso, lançando o processo seletivo para a primeira turma. De acordo com o diretor de pesquisa e pós-graduação da Udesc Esag, professor Marcello Zappellini, um colegiado provisório será formado com os professores envolvidos no projeto para definir os regulamentos do mestrado. Ainda não há dados para a publicação do primeiro edital de seleção.
Mestrado Acadêmico
O curso será do tipo acadêmico – orientação à formação de professores e pesquisadores da área – e terá aulas noturnas. Terá professores dos departamentos de Ciências Econômicas, Administração Pública e Administração Empresarial da Udesc Esag. Também deverá ter professores de cursos da Udesc Balneário Camboriú (Administração Pública) e da Udesc Alto Vale (Ciências Contábeis).
O Mestrado em Economia terá duas linhas de pesquisa. Uma delas será focada em estudos sobre crescimento e desenvolvimento econômico e outras políticas públicas. Essas pesquisas devem complementar e aprofundar o que já foi desenvolvido nos programas de pós-graduação em Administração (mestrado e doutorado) da Udesc Esag.
A criação do curso de mestrado partiu do Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, que já mantém um curso de graduação na área desde 2008, classificado entre os melhores do país. A proposta foi elaborada por uma comissão formada pelos professores Patricia Bonini, Marcello Zappellini, Adriano de Amarante, Alexandre Schwinden Garcia, Marcos Vinicio Wink Jr.
Pós-graduação
A Udesc Esag passa a contar com cinco opções de pós-graduação stricto sensu:
- Mestrado Acadêmico em Administração
- Mestrado Profissional em Administração
- Doutorado Acadêmico em Administração
- Doutorado Profissional em Administração
- Mestrado Acadêmico em Economia
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br