spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Governo do Estado entrega acervo histórico para o Arquivo Público

GeralGoverno do Estado entrega acervo histórico para o Arquivo Público
spot_img

Lançamento do “Vem para o Largo José Daux” promete agitar o verão em Florianópolis

Evento semanal oferece atrações culturais e artísticas gratuitas, promovendo...

Governo do Estado entrega acervo histórico para o Arquivo Público

Fotos: Leo Munhoz/Secom O Governo de Santa Catarina, por intermédio...

Verão deve impulsionar vendas na maior rede de supermercados de Santa Catarina 

Rede supermercadista apresenta diferenciais para turistas e moradores de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Fotos: Leo Munhoz/Secom

O Governo de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) e da Secretaria de Estado da Administração (SEA), realizou a 1ª entrega do Acervo Cartográfico de SC para o Arquivo Público. O ato aconteceu com a presença do governador Jorginho Mello, secretários de Estado, presidentes, diretores, servidores e representantes da imprensa, nessa quarta-feira, dia 18.

“Com essas ações, reforçamos nosso compromisso em valorizar e proteger a memória cartográfica de Santa Catarina, tornando-a acessível e reconhecida, não apenas em nosso estado, mas em todo o Brasil e no mundo”, destacou o governador Jorginho Mello.

A iniciativa reforça a importância atribuída pelo governo catarinense ao uso de dados técnicos para a tomada de decisão assertiva e desenvolvimento de políticas públicas que impactem na vida do cidadão.

“Formalizamos hoje a 1ª entrega de parte do nosso acervo cartográfico para o Arquivo Público, são materiais de 30, 40, 50 anos que necessitam de cuidado e local adequado para armazenamento. Esses mapas embasaram estudos de planejamento urbano, demarcações territoriais e elaboração de políticas públicas, entre outras ações. Embora sejam mapas antigos esse material é utilizado ainda hoje em questões de conflitos territoriais trabalhadas pela equipe da Seplan”, explicou o secretário do Planejamento, Edgard Usuy.

No total, foram catalogados e entregues 1.042 mapas, que abrangem 187 municípios catarinenses. Enquanto o material físico seguirá com a salvaguarda do Arquivo Público, os arquivos digitalizados dos mapas seguem sob domínio da Seplan, com previsão de disponibilização à sociedade no próximo ano, democratizando o acesso à história cartográfica catarinense.

Com essa parceria, os mapas digitalizados seguirão fazendo parte da rotina de análises técnicas dos servidores, enquanto os originais (arquivos físicos) serão restaurados, catalogados e armazenados pela equipe do Acervo Histórico do Estado.