Crescimento foi de mais de 1.000% em um ano; triagem digital prioriza casos mais urgentes, otimiza recursos e garante o cuidado necessário de forma mais ágil.
Referência nacional em telemedicina e telessaúde, a TopMed obteve o crescimento de 1093% no número de atendimentos com médicos generalistas, no período entre agosto de 2023 e o mesmo mês de 2024. A quantidade de consultas passou de 2.548 para 30.510.
Neste último ano, a empresa também registrou aumento de 498% na triagem clínica feita por enfermeiros (de 8.959 para 53.609) e um salto de 174% no atendimento com médicos especialistas (de 1.601 para 4.381).
“O movimento positivo é fruto de amplos investimentos em sistemas e tecnologias que melhoram as formas de acesso e a experiência dos pacientes em nossas plataformas. Tivemos um acréscimo na quantidade de usuários na base e conseguimos engajá-los nos serviços de telemedicina e telessaúde com segurança e confiança,” diz Cleones Hostins, Diretor Comercial da TopMed.
Os índices representam um marco significativo para a companhia e reforçam o seu protagonismo como uma das principais health techs do Brasil. “Contribuímos para que a telemedicina seja um processo de bem-estar. A empresa tem contratado profissionais de diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e os capacitado para atuarem no atendimento remoto, uma modalidade que está em constante evolução”.
IA acelera atendimento pré-clínico
O crescimento não é apenas reflexo de sucesso comercial, mas uma resposta a desafios da saúde pública e privada do país. Por isso, a TopMed apostou em mais um serviço assertivo: o Atendimento com Inteligência Artificial.
Utilizando algoritmos avançados de aprendizado de máquina e redes bayesianas, a IA permite que os pacientes façam uma avaliação inicial de sintomas de forma autônoma, diretamente de seus dispositivos móveis, seja por meio do aplicativo Saúde 24h ou pelo WhatsApp. A tecnologia analisa os dados e fornece recomendações precisas sobre os próximos passos a serem seguidos, como consulta com médico generalista, especialista ou outras orientações.
“A IA acrescenta uma porta de entrada na jornada do usuário, em tempo real, 24 horas, durante os sete dias da semana, sem filas de espera. Ao acessá-la, é possível inserir informações usando imagens, textos, cores e outros recursos disponíveis na tela. O serviço é uma ferramenta poderosa para acolher o paciente com a mesma eficácia de um profissional de saúde”.
O atendimento com enfermeira virtual Medy oferece uma solução prática e escalável para regiões onde o acesso a médicos é limitado, ajudando a redistribuir a demanda e reduzir a pressão sobre o SUS. A tecnologia garante um atendimento humanizado, mais rápido e adequado, além de melhorar a gestão de saúde. Segundo Cleones, os planos seguintes da empresa envolvem incluir a IA nos demais serviços para ser um apoio a profissionais e funcionando como um suporte ao humano.
“Nosso crescimento reflete a satisfação do usuário, que está em 94%, uma zona de excelência, tanto na área pública quanto privada. Estamos vivendo um momento de mudança de paradigma, colaboramos para consolidar a cultura de autocuidado, de prevenção, não somente o atendimento curativo, e a tecnologia é fundamental nesse processo”.
Crédito das imagens: TopMed/Divulgação