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Florianópolis, 18 dezembro 2024
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Marca de chocolates de Florianópolis vence premiação europeia pelo segundo ano consecutivo

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Produção artesanal e respeito à origem dos ingredientes levam Toré Chocolates ao pódio internacional pelo segundo ano consecutivo

Toré Chocolates, marca artesanal de Florianópolis, conquistou dois prêmios no Academy of Chocolate Awards 2024, realizado nesta segunda-feira, 16, em Londres. Única marca da capital catarinense a receber reconhecimento, a Toré foi premiada com duas medalhas de prata por seus chocolates Branco com Cumaru e Caramelo com Flor de Sal.  Este é o segundo ano consecutivo em que a marca é reconhecida na premiação, uma das mais respeitadas no setor. 

A Toré realiza uma produção artesanal em microlotes e prioriza a fabricação sem conservantes, aditivos, saborizantes artificiais e gordura hidrogenada. A fundadora da Toré, Amanda Magalhães, acredita que o principal diferencial dos chocolates da marca é o processo minucioso de produção e a torra do cacau, realizada na fábrica,  que valoriza as notas diferentes presentes em cada fruto.  “Na Toré, utilizamos a manteiga de cacau como única fonte de gordura nos produtos, sem adição de óleos vegetais ou aromatizantes artificiais. Isso garante a integridade do sabor e a autenticidade da receita”, explica Amanda Magalhães, fundadora da marca. 

Os dois chocolates reconhecidos este ano têm como base o chocolate branco, que apresenta um perfil sensorial cuidadosamente elaborado. O Chocolate Branco com Cumaru utiliza o cumaru, uma semente originária da Amazônia, também conhecida como “baunilha brasileira”. Este ingrediente confere ao chocolate notas complexas de especiarias e baunilha. Já o Chocolate Branco Caramelizado com Flor de Sal é produzido a partir de um delicado processo de caramelização que intensifica os sabores naturais do chocolate branco, adicionando camadas de notas de caramelo e doce de leite. A inclusão de cristais de flor de sal proporciona um contraste sutil e equilibrado. 

“Ganhar essa premiação pelo segundo ano consecutivo reflete o reconhecimento do potencial que temos de transformar matérias-primas nacionais em produtos de qualidade excepcional. O cumaru, por exemplo, carrega em si o sabor da Amazônia e eleva nosso chocolate a um patamar único no cenário global”, afirma Amanda. A marca tem se destacado por unir excelência técnica a um profundo respeito pelas origens dos ingredientes que utiliza. 

Sobre a marca

A Toré Chocolates nasceu da paixão de infância da empresária Amanda Magalhães com o chocolate. Na infância, acompanhava sua mãe na preparação caseira de chocolate de transformação, sempre muito curiosa. Aprendeu a fazer os processos:  derretimento, recheio e temperagem e levava suas produções para a escola para vender e desde aquela época sonhava em produzir seu próprio chocolate. Anos mais tarde, em 2019, depois do nascimento do seu primeiro filho, a veia empreendedora de Amanda voltou a florescer e os primeiros passos em direção à criação da Toré foram dados. Depois de muito estudo de mercado, negócios e tendências, nasceu a Toré Chocolates, em 2020, com a premissa de Bean to Bar, que significa “do grão à barra”. A produção é totalmente artesanal, do refino às artes das embalagens da marca, e a compra da matéria prima é feita com base na valorização de uma cadeia justa de produção.  A Toré Chocolates vende seus produtos online  e em pontos de vendas espalhados pelo Brasil, disponíveis no site oficial da marca.