Prato típico com feijão e tainha foi destaque do programa sobre ‘Sabores do Brasil’. (Foto: Mateus Castro/NSC)
O Globo Repórter da última sexta-feira (6) foi ao Pântano do Sul falar sobre o prato que envolve feijão com tainha, e alcançou a maior audiência do ano na Grande Florianópolis. O programa explorou os ‘Sabores do Brasil’, apresentando a culinária das cinco regiões do país.
ASSISTA AO GLOBO REPÓRTER DE 06/12/2024
Foram atingidos 14,46 pontos de audiência*, com um share de TV aberta de 72,8%, ou seja, 7 em cada 10 televisores estavam sintonizados na NSC TV durante o horário do programa.
“A NSC TV levou para todo o Brasil mais um pouco do que Santa Catarina tem de melhor. Este ano, foram quatro participações no programa Globo Repórter: mentes empreendedoras, a relação dos tutores com os animais, a imigração alemã e o este último, com Sabores do Brasil. Um trabalho coletivo, feito com carinho pelos profissionais da NSC TV”, afirma Daniella Peretti, gerente-geral de Telejornalismo da NSC TV.
Feijão com tainha
Em Santa Catarina, a reportagem produzida por Jean Raupp e Mateus Castro contou a história da Dona Zenaide, primeira mulher pescadora da comunidade de Pântano do Sul, em Florianópolis. Aos 80 anos, ela comanda um restaurante pé na areia, famoso pelo prato Feijão com Tainha, muito apreciado pelos frequentadores.
Para o repórter Jean Raupp, este foi um trabalho ainda mais especial. Jean cresceu na vila de pescadores do Pântano do Sul, onde tem muitos amigos e parentes, e se diz orgulhoso de poder apresentar sua cultura local no Globo Repórter.
“Foi muito bacana mostrar um pouquinho da pesca da tainha, tradicional para quem vive no litoral de Santa Catarina, e conversar com a Dona Zenaide, uma figura que eu conheço desde pequeno. É sempre bom ouvir suas histórias, aprender seus truques na cozinha, aproveitar a Tainha no Feijão e, agora, poder mostrar isso para todo o Brasil”.
Além de SC, outras regiões do Brasil foram contempladas com reportagens produzidas pelas afiliadas da Rede Globo em Minas Gerais, Ceará, Bahia, Goiás e Pará.
Fonte: *Kantar IBOPE Media – Instar Analytics | Grande Florianópolis – 01/01/2024 a 08/12/2024 – PROGRAMAÇÃO (COMPETIÇÃO DE FAIXAS HORÁRIAS) | Shr%, Shr% [5 principais emissoras], Rat% domiciliar