Crédito da foto: Diogo Machado/Portes Midia/LUSCH
Executiva do Google, apresentou dados inéditos sobre pesquisa de jornada de compras no B2B durante o CRM Zummit 2024
A jornada de compra no B2B (business to business, que representa vendas de empresas para empresas) é complexa e envolve até 11 pontos de contato, sendo que as empresas menores recorrem mais ao Google e as maiores confiam em fornecedores conhecidos. Esse foi um dos pontos trazidos por Rachel Cintra, executiva de contas do Google Brasil, na palestra “A Jornada do Cliente B2B”, realizada hoje (05), no CRM Zummit 2024, em Florianópolis/SC.
Com mais de 10 anos de experiência em marketing, Rachel apresentou uma compilação de dados do Google sobre a jornada de compra de clientes B2B e destacou os principais desafios e tendências que impactam empresas de diferentes portes no processo de decisão, com ênfase em tecnologia, eficiência e digitalização. Confira alguns pontos da palestra:
Complexidade da jornada B2B: A decisão de compra envolve até 11 pontos de contato entre empresas e fornecedores, incluindo sites, blogs e profissionais da área. Empresas menores recorrem mais ao Google (65%), enquanto grandes corporações confiam em fornecedores conhecidos (71%).
Motivações para contratação: 94% das empresas buscam eficiência no dia a dia, enquanto 80% trocam fornecedores por insatisfação, citando falta de inovação, dificuldade de uso e atendimento ruim como razões principais.
Peso da marca na decisão: para compradores B2B, a marca tem um impacto maior do que o preço. Enquanto 39% são impulsionados pela reputação, apenas 27% priorizam o custo, reforçando a importância da confiança no mercado corporativo.
Tempo médio de decisão: o processo de compra varia entre 2 meses para MEIs e 4,4 meses para grandes corporações, refletindo a diferença nas estruturas organizacionais e número de envolvidos no processo.
Crescimento do digital: Em 2024, 51% das receitas do mercado B2B no Brasil vieram do digital. A previsão é que alcance 62% até 2026, destacando a relevância de estratégias online para captação de clientes.
CRM Zummit 2024: inovação e tendências
O CRM Zummit 2024 segue até amanhã, em Florianópolis, reunindo mais de mil participantes e cerca de 60 palestrantes de diversas partes do mundo. Além de abordar a importância da cultura de CRM, o evento trará temas como o impacto da inteligência artificial nas vendas, estratégias de prospecção e liderança, com nomes de peso como os palestrantes internacionais Jeb Blount e Aaron Ross. Com trilhas de conteúdo para diferentes perfis profissionais, o evento se consolida como um dos principais fóruns sobre o futuro das vendas no Brasil.