Programa desta sexta explora os sabores do Brasil de norte a sul do país
Não há catarinense que more no litoral e não tenha ouvido falar sobre o famoso Feijão com Tainha. O prato é uma adaptação da gastronomia açoriana às condições do sul do Brasil e será destaque no Globo Repórter desta sexta-feira (6).
O programa viajou pelas cinco regiões do Brasil para mostrar que os ingredientes regionais, além de renderem ótimas receitas, também são fonte de renda para muitos brasileiros. Com reportagens feitas em parceria com as afiliadas do Pará, Bahia, Goiás, Minas, Ceará e Santa Catarina, o ‘Globo Repórter’ explora desde a tradicional tapioca até os sabores únicos do cerrado e do litoral brasileiro.
Em SC, a reportagem produzida por Jean Raupp e Mateus Castro conta a história da Dona Zenaide, primeira mulher pescadora da comunidade de Pântano do Sul, em Florianópolis. Aos 80 anos, ela comanda um restaurante pé na areia, famoso pelo prato Feijão com Tainha, muito apreciado pelos frequentadores. Dona Zenaide também conta que aprendeu a pescar com o pai e a cozinhar com a mãe, e hoje encara seu restaurante como um grande navio onde ela é a capitã.
Para o repórter Jean Raupp, este será um trabalho ainda mais especial. Jean cresceu na vila de pescadores do Pântano do Sul, onde tem muitos amigos e parentes, e se diz orgulhoso de poder apresentar sua cultura local no Globo Repórter. “Foi muito bacana mostrar um pouquinho da pesca da tainha, tradicional para quem vive no litoral de Santa Catarina, e conversar com a Dona Zenaide, uma figura que eu conheço desde pequeno. É sempre bom ouvir suas histórias, aprender seus truques na cozinha, aproveitar a Tainha no Feijão e, agora, poder mostrar isso para todo o Brasil”.
O Globo Repórter desta sexta-feira (6) vai ao ar logo após a novela ‘Mania de Você’.