Clientes dos 87 bairros da capital catarinense já podem usufruir da qualidade da tecnologia de quinta geração da operadora líder em SC
Líder em 5G no Brasil, a TIM é a primeira operadora a ativar o sinal de quinta geração em 100% dos bairros de Florianópolis. Com a expansão, a cobertura 5G da companhia marca presença em todos os 87 bairros da capital. Em Santa Catarina, onde também é líder em telefonia móvel, com 42,2% do mercado (mais de 3,9 milhões de clientes), a TIM possui 69 cidades com o 5G.
“O 5G traz a oportunidade de uma grande transformação tecnológica e social e temos orgulho de liderar esse movimento histórico. A rede de quinta geração pode impulsionar ainda mais os negócios e apoiar o desenvolvimento de Florianópolis, melhorando a vida dos moradores da capital e dos turistas que tradicionalmente visitam a cidade. Ser a única operadora de telefonia a estar presente com a rede de quinta geração em todos os bairros da capital reforça o nosso compromisso com a região”, afirma Fabio Avellar, Vice-presidente de Receitas da TIM Brasil.
Santa Catarina é um estado estratégico e a TIM tem desenvolvido projetos de impacto para aumentar a conectividade na região. Neste ano, a operadora ampliou com serviço 48 antenas 4G e 250 antenas 5G.
“Florianópolis tem se destacado como um polo de inovação e tecnologia, e a ampliação do 5G em todos os bairros da capital reforça nossa posição de liderança no cenário nacional. Essa conquista, não apenas melhora a conectividade para nossos moradores e turistas, mas também abre novas possibilidades para negócios, educação e desenvolvimento social. É um passo significativo para consolidarmos nossa cidade como referência em qualidade de vida e inclusão digital,” destacou Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
A ativação foi essencial para melhorar a experiência dos usuários que realizam deslocamentos diários na região. Com isso, eles puderam acessar os serviços e internet, redes sociais, entretenimento e comunicação sem interrupções.
Atualmente, a TIM, que também está à frente com cobertura em 100% dos municípios catarinenses com o 4G, conta com duas lojas próprias, três revendas, dois parceiros hub, 650 pontos de vendas de chip e recarga em Florianópolis. Em Santa Catarina, são 10 lojas próprias, 61 revendas e 122 parceiros hub.
2 ANOS DE CONECTIVIDADE 5G
A tecnologia de quinta geração completou dois anos no Brasil em agosto e a TIM segue como protagonista, sendo a operadora que mais ganhou mercado no segmento nos últimos 12 meses, com crescimento acima de 3 pontos percentuais. Líder no 5G, a companhia tem uma cidade por dia ativada em média neste segundo semestre e já cobre 506 cidades com a rede de quinta geração, contemplando 70% da população urbana.
Urussanga – Urussanga (SC), foi a cidade de número 500 a receber o 5G da TIM, em novembro, antecipando a meta prevista para o fim do ano, de levar o 5G a 70% da população urbana do Brasil, consolidando sua liderança no setor com uma conectividade mais rápida e de menor latência. Além de ser pioneira no 5G, a TIM mantém sua posição como a única operadora com cobertura 4G em todos os municípios brasileiros.
Com mais de 20 mil habitantes (IBGE/2019), Urussanga é conhecida pela colonização italiana e pelo cultivo de uvas e produção de vinhos. Os traços dessa colonização podem ser observados ainda no idioma presente na cidade, arquitetura e cultura. Todos os anos, a cidade realiza festas e eventos que celebram a cultura italiana, que atraem visitantes de várias regiões, fortalecendo o setor de turismo no município.
Living Lab 5G Florianópolis
Além da expansão do 5G em Florianópolis, neste ano, a TIM fechou parceria com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, para o programa Living Lab 5G, um laboratório criado para utilizar o ambiente real da cidade para testar e validar inovações tecnológicas e modelos de negócios com a tecnologia de quinta geração. A TIM, além de disponibilizar infraestrutura de conectividade móvel, irá ceder chips para os testes e realizará o acompanhamento técnico das aplicações.
Por meio de edital, foram escolhidas soluções inovadoras voltadas para atender aos desafios da gestão municipal com a conectividade 5G, em segmentos como segurança, saneamento, mobilidade urbana, etc. Com duração de quatro meses, o programa foi planejado para o desenvolvimento tecnológico da Capital, promovendo o uso do Wi-Fi gratuito em alguns pontos da cidade disponibilizado pela Prefeitura e trazendo soluções inovadoras sobre a conectividade 5G disponibilizada pela TIM.
Na primeira etapa, de planejamento, foram pré-selecionadas cinco empresas para atender a sete problemas. Três assinarão Contrato para Soluções Inovadoras (CPSI) para iniciar os testes das soluções. As iniciativas implantadas e testadas serão avaliadas e, se aprovadas, receberão um certificado de homologação valorizando e comprovando a efetividade de sua proposta. A UFSC e a Prefeitura são as responsáveis pela definição de critérios de seleção das empresas especialistas no assunto, sendo a Universidade encarregada da metodologia, execução e definição da banca avaliadora dos projetos.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Foto: Christian Krieger, diretor comercial da região Sul – Créditos: Carlos Macedo