spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Premiado internacionalmente, artista sR Lima abre exposição inédita em Florianópolis

VariedadesPremiado internacionalmente, artista sR Lima abre exposição inédita em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

“Regina”, que apresenta obras feitas com colagem de revistas descartadas, abre dia 6 de dezembro na Galeria Lama

O artista sR Lima, que recebeu o prêmio de melhor colagem no Salão Internacional de Artes de Madrid, na Espanha, no início de 2024, abre no dia 6 dezembro a exposição “Regina”, na Galeria Lama, em Florianópolis. A entrada é gratuita e começa a partir das 18h.

Através do reconhecimento internacional da obra “Regina”, o artista desenvolveu uma série de trabalhos homônimos ao título da exposição. Tanto que nesta individual, que tem curadoria de Meg Tomio Roussenq, serão apresentadas 15 obras e todas levam o mesmo título.

Meg destaca que a exposição faz uma alusão a fragmentação da identidade da virgem Maria, a rainha dos céus, e por isso todos os trabalhos levam o nome de ‘Regina’.  “A mostra propõe um novo olhar sobre a construção das identidades sociais. Tanto que a figura de Maria é despida de sua carga religiosa tradicional para emergir como um símbolo de multiplicidade e inclusão. ‘Regina’ não busca sacralizar ou dessacralizar, mas sim humanizar, através da arte, as infinitas possibilidades de ser e existir no mundo contemporâneo”, explica a curadora.

Já sR Lima, que está no mundo das artes desde 2022, enfatiza que através da colagem, as obras se tornam únicas ao destacar identidades excluídas das narrativas culturais por sua etnia, crença ou condição social.

Colagens como arte

Como grande parte das pessoas, o sR Lima foi apresentado à colagem na infância, através de uma professora de artes. Segundo ele, a técnica permite potencializar, de forma imagética, o objetivo artístico de fragmentar a individualidade humana.

“Acredito que a colagem perpetua o legado cultural do reuso de materiais. Meu trabalho é desenvolvido com revistas Vogue descartadas e doadas para mim. Além disso, todos os processos são feitos à mão, comprometidos com o artesanato e a tradição histórica do analógico. Não faço uso de imagens prontas. Sou adepto do exercício meticuloso de colar cada recorte de papel com a maestria técnica que a colagem exige”, compartilha.

Além da premiação na Espanha, o artista foi classificado em primeiro lugar entre todas as propostas de Santa Catarina, em sua categoria, com o projeto Casa Lima, no Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, do Ministério da Cultura, em 2023.

A exposição poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro de 2025 na Galeria Lama, que fica Rua Antônio (Nico) Luz, 159, no Centro de Florianópolis. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e aos domingos das 12h às 18h.

Sobre o artista

sR Lima é um colagista que vive e trabalha em Florianópolis/SC. Ao trazer na assinatura do seu trabalho a concepção da própria fragmentação da sua identidade social, o artista afirma que o reuso não é sinônimo de segunda linha ou de algo inferior, mas um reflexo da sutileza humana. Perceber e produzir recortes destas sutilezas é um processo que requer algo que as sociedades modernas não têm mais: Tempo. Suas colagens são desenvolvidas com revistas descartadas, de forma analógica e artesanal. São centenas de papéis cortados geometricamente e colados um a um, através de um processo fisicamente exigente, que leva meses até atingir sua conclusão. O artista já recebeu menções honrosas internacionais, destacando sua excelência na arte, como o prêmio de melhor colagem no Salão Internacional de Artes de Madrid, na Espanha, e foi premiado pelo Ministério da Cultura, por suas manifestações culturais e por sua sensibilidade às diversidades sociais.

Serviço: Abertura da exposição “Regina”, do artista sR Lima

Data: 6 de dezembro de 2024, sexta-feira, às 18h

Local: Galeria Lama (Rua João Pinto, 198 ou Rua Antônio (Nico) Luz, 159, Centro, Florianópolis/SC)

Visitação até 11 de janeiro de 2025, de quarta a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 18h

Entrada gratuita