Com previsão do governo brasileiro de investir R$ 23 bi em IA até 2028, especialista da Aoop destaca soluções mais promissoras para além da IA Generativa
O crescimento explosivo da adoção de ferramentas baseadas na Inteligência Artificial (IA) no setor corporativo anuncia um cenário promissor e desafiador. Com o governo brasileiro prevendo investimento de R$ 23 bilhões até 2028 em IA para alcançar a autonomia tecnológica, é fundamental que as empresas estejam atentas às futuras possibilidades de aplicação dessas ferramentas para além do potencial generativo.
Para Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop, principal consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas na América Latina, o ChatGPT, líder popular do movimento, é responsável por mais da metade das demandas corporativas, entretanto, a IA não se resume somente a esta ferramenta e possui outras aplicações que estão em constante evolução. “A IA não representa apenas uma mudança no hoje, mas sim um vetor de transformação que moldará os modelos de negócios de forma contínua no futuro”, afirma.
Pensando no futuro próximo da tecnologia, o especialista destaca as 5 principais tendências que devem estar no radar em relação às aplicações da IA para o próximo ano:
- IA Afetiva (Affective Computing)
Esta área da IA está em ascensão e permite que sistemas e computadores reconheçam, interpretem e respondam às emoções humanas. “Permitindo que essas interações entre humanos e máquinas sejam cada vez mais ricas, empáticas e personalizadas no futuro”, destaca o especialista.
- Síntese de voz e vídeo avançada
Técnicas avançadas de IA já estão transformando a produção de conteúdos de mídia ao permitir a criação de vozes e vídeos cada vez mais ultra-realistas. “Vale destacar que este potencial abre caminho para precedentes positivos, porém, também perigosos, exigindo uma atenção redobrada por parte do ambiente corporativo”, reforça Baptistella.
- IA na sustentabilidade
Sustentabilidade é um tópico bastante presente nos debates atuais, e a IA aplicada à temática ajuda as companhias a usarem recursos de forma mais eficiente, como realizar o monitoramento ambiental em tempo real e melhorar a precisão das previsões climáticas e ambientais. “Isso permite uma abordagem mais informada e responsável para a gestão ecológica do futuro”, afirma o executivo.
- Avanços em modelos de linguagem generativa
Para o especialista, novos modelos de IA, como o GPT, estão revolucionando a produção de conteúdo digital ao gerar texto, música e arte. Além do poder de criar conteúdos em texto, os modelos podem oferecer possibilidades ainda mais expansivas no futuro, auxiliando na criação de um conteúdo personalizado e cada vez mais interativo com os consumidores.
- Automação robótica de processos cognitivos
Segundo Baptistella, essa tecnologia vai elevar a mera automação tradicional ao incorporar elementos de IA, permitindo que sistemas automatizados realizem tarefas que requerem também habilidades humanas cognitivas, como interpretação de texto e tomada de decisão. “Hoje podemos ver uma ampla aplicação dessa tecnologia desde o atendimento ao cliente até o processamento de reclamações, melhorando a eficiência e precisão”, conclui.
Sobre a Aoop
A Aoop é a principal consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas no Brasil. Ao ajudar a implementar a digitalização de processos e projetos de maneira intuitiva e personalizada, com foco em total experience e hiperautomação, a companhia é uma das principais especialistas em plataformas low-code no país. Com 7 anos de existência, a Aoop já implementou mais de 2500 projetos de aceleração digital para mais 200 das maiores empresas atuando no Brasil, como Bradesco, Saúde Petrobras, Elopar, Ambev, entre outras.