Com o objetivo de conscientizar a população sobre as condições precárias de saneamento em todo o mundo e a importância de uma infraestrutura adequada para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas, celebramos em 19 de novembro o Dia Mundial do Saneamento Básico. Dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 3,6 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, ainda vivem sem acesso a saneamento adequado, o que expõe milhões a graves riscos de saúde e degradação ambiental.
Em Florianópolis, onde mais de 30% da população ainda não tem acesso a saneamento básico, segundo uma pesquisa do IBGE, o desafio também é grande. Com o crescimento acelerado e a expansão urbana, a capital catarinense enfrenta pressões sobre sua infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, o que coloca em risco a qualidade dos recursos hídricos e aumenta a necessidade de soluções sustentáveis para mitigar os impactos ambientais e de saúde pública.
Um exemplo de ação local nesse sentido é o Programa ReÓleo, da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) em parceria com a Liza e com a Preserve Ambiental, que há mais de 20 anos realiza a coleta e o descarte correto de óleo de cozinha usado. Cada litro de óleo despejado no sistema de esgoto pode contaminar milhares de litros de água, comprometendo diretamente a capacidade de tratamento de água da cidade e poluindo o meio ambiente.
Para evitar esses problemas, o programa organiza pontos de coleta (PEV) para a população fazer o descarte correto do óleo, enquanto a Preserve Ambiental recolhe e encaminha o material para reciclagem, transformando um possível agente de contaminação em recurso sustentável.
“O Programa ReÓleo representa o compromisso da comunidade com o meio ambiente e reforça o papel da educação ambiental para a transformação sustentável”, explica Luiz Antônio Falcão, representante do programa.
Para Márcio Barela, responsável pelas ações de sustentabilidade da marca Liza, a sustentabilidade começa dentro de casa. “São atitudes simples que podem fazer uma grande diferença no mundo em que vivemos. Precisamos incentivar e facilitar práticas sustentáveis no dia a dia de lares, escolas e comércios para preservar o nosso planeta”, conclui.
Gincana ReÓleo
Neste segundo semestre, o programa ReÓleo reforçou seu impacto ao promover gincanas em escolas da Grande Florianópolis, com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e comunidades sobre a importância de práticas sustentáveis. A iniciativa engajou estudantes, professores e famílias na coleta de óleo de cozinha usado, arrecadando um total de 12.317 litros de óleo para reciclagem.
As três escolas vencedoras da gincana foram o Colégio Criativo, que conquistou o primeiro lugar e ganhou um notebook e um projetor, seguido pelo Educandário Imaculada Conceição, premiado com um notebook, e pela EEB Presidente Roosevelt, que também recebeu um notebook.
Para saber mais sobre o Programa ReÓleo, acesse o site https://reoleo.acif.org.br/