spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 novembro 2024

Florianópolis recebe exposição fotográfica que celebra os 200 anos da Imigração Alemã em SC 

VariedadesFlorianópolis recebe exposição fotográfica que celebra os 200 anos da Imigração Alemã...
spot_img

Em alta, corridas quase triplicam no Brasil em apenas cinco anos

Das 1,8 mil provas formalizadas em 2019, ano vai...

Best Friday do Villa Romana Shopping tem promoções de até 50% e cupons em triplo 

Clientes podem participar da promoção Compre e Concorra 2024...

A jovem influenciadora catarinense que conquista o Brasil

Créditos: Sofia Schaadt / Divulgação No universo digital que cresce...
spot_img

Compartilhe

Ação faz parte do projeto multiplataforma idealizado pelo Grupo ND. 

A exposição fotográfica que celebra o Bicentenário da Imigração Alemã em Santa Catarina, projeto multiplataforma do Grupo ND que destaca a cultura e o legado dos alemães, chega a Florianópolis. O Beiramar Shopping recebe a exposição de 18 a 28 de novembro. A abertura oficial acontece às 11h, na segunda-feira (18).

A curadoria é de Rodrigo Dal Molin, e assinam a curadoria do projeto Dolores Carolina Tomaselli e Sueli Petry. Ela foi construída a partir de imagens dos arquivos históricos e centros de memória das cidades de Joinville, Florianópolis, Brusque, São Pedro de Alcântara, além de arquivos privados, e com imagens do acervo do Foto Clube Santa Catarina e do Museu Casa de Brusque.

O objetivo é que os visitantes tenham uma visão representativa da presença alemã em Santa Catarina. Pensando nisso, foram selecionadas entre quatro e oito imagens para cada tema, acompanhadas por textos informativos.

Além disso, a exposição pode ser conferida no Portal ND Mais, com uma série de fotografias que proporcionam uma verdadeira viagem pelo tempo. Veja em: 

https://ndmais.com.br/projetos-especiais/bicentenario-da-imigracao-alema

Valor histórico e cultural 

O percurso da exposição começa contextualizando a situação na Europa e no Brasil durante o período em que a imigração alemã se intensificou. Em seguida, aborda a esperança de um novo mundo, um tema recorrente em cartas, documentos e registros históricos da época.

“O conceito foi trazer, de maneira simbólica, imagens que pudessem representar a complexidade da presença dessas populações de origem alemã em SC”, explica Rodrigo Dal Molin.

A exposição fotográfica também destaca a organização das sociedades alemãs no estado, além da importância das vias de comunicação e transporte, o desenvolvimento da agricultura, comércio e indústria, características marcantes também nos dias atuais.

“Representações culturais, a fé e a educação também ganham espaço, enfatizando o DNA cultural e social deixado pelos imigrantes”, reforça o curador.

Projeto Multiplataforma

Os 200 anos deste acontecimento é explicado por meio deste projeto multiplataforma, que conta como se deu a vinda de milhares de pessoas, a partir de 1824, e a herança deixada por esse contingente nas tradições, na economia e na cultura brasileira. 

Baseado na tríade “conhecer, reconhecer e homenagear”, ele divulga a história e ressalta os enormes resultados para o Brasil e Santa Catarina, além disso, o projeto está percorrendo todas as regiões que foram influenciadas pela colonização germânica, explorando suas tradições, cultura e legado deixado pelos imigrantes. 

Todos os conteúdos produzidos estão disponíveis no NDPlay. Dividido em capítulos, o documentário conta, cidade a cidade, a trajetória destes 200 anos da história alemã em terras catarinenses. 

Além da exposição, o projeto tem diversas ações espalhadas pelo estado, como música nos teatros, reportagens especiais, espaço exclusivo no portal ND Mais e um caderno com 32 páginas no Jornal ND, documentando a importância da imigração.Conheça mais sobre o projeto do Bicentenário da Imigração Alemã da NDTV: https://ndmais.com.br/projetos-especiais/bicentenario-da-imigracao-alema/