spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Instituto Pe. Vilson Groh une forças com comércios em Florianópolis para o DIA DE DOAR, em 03 de dezembro 

VariedadesInstituto Pe. Vilson Groh une forças com comércios em Florianópolis para o...
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

No dia 3 de dezembro, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) celebra o Dia de Doar – movimento nacional que, há 14 anos, mobiliza pessoas e instituições públicas, privadas e sociais, para ações de voluntariado e doações, apoiando aqueles que mais precisam. Inspirado na Terça-feira da Doação, que ocorre após o Dia de Ação de Graças nos EUA, o movimento vem crescendo anualmente no Brasil. 

Este ano, o IVG está unindo forças com estabelecimentos comerciais da capital e de São José para fortalecer a cultura da doação. No dia 3, terça-feira, parte das vendas realizadas por esses parceiros será destinada aos projetos sociais do Instituto, garantindo a continuidade das suas iniciativas. 

Estabelecimentos confirmados no Dia de Doar 

Entre os estabelecimentos confirmados estão: Armazém Rita Maria, Café Sorrentino, Casa de Bolos, Crepiô Bistrô, Forneria Catarina, Llamas Café, Lua de Papel, Magazine de Massa, Mariá Gastronomia, Nema Padaria e Usina do Hamburguer. 

O presidente do Instituto, Pe. Vilson Groh, destaca que “ainda dá tempo de outros negócios aderirem à campanha, tendo liberdade para definir o percentual de doação e os produtos incluídos na ação. O importante é participar e impactar a cidade na perspectiva do bem comum numa época de tantos estímulos ao consumismo”. 

Participação da população é fundamental 

O Instituto convida a população para participar, frequentando esses locais e consumindo com a certeza de que parte de cada compra será revertida ao IVG. Informações completas estão no site: https://redeivg.org.br/dia-de-doar/. 

Fortalecer a cultura da doação é fundamental, não apenas em tempos de crise. De acordo com a Fundação José Egydio Setubal, apenas 17% dos brasileiros se dispõem a doar seu tempo como voluntários, e 65% preferem dar esmolas. Enquanto isso, apenas 28% já doaram para organizações da sociedade civil e, entre esses, 37% se planejam para doar de forma recorrente. Entre aqueles que nunca doaram, as principais razões são o receio de má utilização dos recursos e a crença de que essa responsabilidade cabe ao governo. 

“Diante desse cenário, o Dia de Doar surge como uma oportunidade de incentivar o brasileiro a sair da indignação e partir para a ação, colocando em prática o seu desejo de se envolver com causas sociais”, observa Padre Vilson. 

Sobre o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) 

O IVG atua em parceria com oito organizações sociais nas periferias da Grande Florianópolis (Monte Serrat, Mocotó, Monte Cristo, Serraria, Comunidade da Praia e arredores), impactando diretamente 15.661 pessoas, incluindo 5.491 crianças e jovens que participam de projetos voltados ao incentivo aos estudos, cultura e esporte. 

Em 2023, 249 jovens acessaram o mercado de trabalho com o apoio do IVG, e 2.909 famílias foram beneficiadas com suporte socioalimentar e acompanhamento assistencial. A Rede IVG investiu R$ 30,5 milhões em seus projetos sociais. Fundado pelo Padre Vilson Groh, figura de destaque em Florianópolis com mais de 45 anos de atuação social, o IVG reflete seu compromisso com a comunidade. Natural de Brusque, o Padre Vilson escolheu viver no Monte Serrat ao chegar a Florianópolis nos anos 1980, e, desde então, vem unindo forças com diversos atores sociais. Entre seus principais projetos, o Programa de Bolsas do IVG tem apoiado centenas de jovens a ingressar e permanecer na universidade, enquanto o Programa Pode Crer tem expandido as oportunidades na área de tecnologia para mais de mil crianças e jovens das periferias nos últimos quatro anos.