spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

TUM FESTIVAL: shows inéditos de Otto, Amaro Freitas e Zé Manoel juntos celebrando o Clube da Esquina, e Beto Guedes

VariedadesTUM FESTIVAL: shows inéditos de Otto, Amaro Freitas e Zé Manoel juntos...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A sétima edição do evento tem na programação Conferências com grandes nomes da produção musical, TUM Lab e Rodada de Negócios

Otto se apresenta na segunda semana do TUM Festival. Foto: divulgação

O TUM FESTIVAL 2024 está a todo vapor e na segunda semana reserva uma programação intensa.  Na primeira semana já passaram pelo palco do Floripa Airport João Bosco (o homenageado desta edição), Fernanda Abreu e Suraras do Tapajós fazendo apresentações antológicas. E para a segunda semana traz apresentações de primeira linha para o palco do CIC – Centro Integrado de Cultura: no dia 7, os pernambucanos Amaro Freitas e Zé Manoel se apresentam juntos celebrando o Clube da Esquina. Amaro Freitas é uma das maiores revelações da música contemporânea, ganhando destaque na imprensa especializada internacional, e Zé Manoel completa a noite com sua interpretação ímpar, com muita técnica e sensibilidade para conduzir um repertório antológico. Dia 8, o lendário Beto Guedes sobe ao palco para comemorar seus 50 anos de carreira, num show imperdível.  Já no dia 9, Otto, outro renomado artista de Pernambuco, sobe ao palco do CIC – Centro Integrado de Cultura, para comemorar os 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”.

Idealizado por Ivanna Tolotti, o TUM é um evento pioneiro no estado de Santa Catarina e tem como diferencial a sua conferência que reúne importantes players do mercado musical brasileiro e internacional com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes como um facilitador de conexões e geração de negócios. 

Mas o TUM FESTIVAL não é apenas sobre música. “Tudo Pulsa” é mais do que um tema, é uma declaração de que nossa arte, nossa cultura e nosso planeta estão interligados em uma dança vital – e essa dança está em risco. A cada acorde que ouvimos, a cada som que nos emociona, estamos tocando a última chance de agir, de salvar não só a música, mas o palco em que ela se apresenta: a Terra.

Programação completa no site do TUM Festival:  www.tumfestival.com.br 

Conferência

A segunda semana oferece temas relevantes e atuais que colocarão o TUM no centro do debate contemporâneo sobre o mercado da música, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social.  Grandes nomes da indústria da música estão confirmados para a edição de 2024. Oficinas sobre assuntos diversos como Relações Governamentais para o Setor Cultural, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Sustentabilidade na Economia da Cultura, Construção do Coletivo e Movimentos Culturais e Inteligência Artificial no âmbito da Comunicação. Mais em www.tumfestival.com.br . 

Já o TUM LAB apresentará o Papo de Artista. Este encontro está sob a coordenação de Max Viana e Ivanna Tolotti, o TUM LAB estará no epicentro do evento, reunindo profissionais da indústria da música como Torcuato Mariano, Fabiana Lian, Thiago Piccoli, Marcelo Fruet, Carlos Badia, Barral Lima, Geovani Bento e o próprio Max Viana. Os artistas inscritos para participarem do evento serão orientados por esses mentores que os ajudarão a nortear suas carreiras. Workshop de Aceleração Artística, Workshop DNA, Networking: A Importância das Feiras e Festivais na Construção de Carreiras Musicais, Booking e Agenciamento Artístico, Caindo na Estrada, Produção Musical: seu produto é competitivo? Serão os temas abordados durante o encontro.  E, em especial, um bate-papo com o produtor Pena Schmidt está na programação do TUM Lab. 

Dentro da proposta do TUM Festival, não poderia faltar a Rodada de Negócios. Ela vai colocar frente a frente empreendedores musicais, artistas e bandas nacionais e internacionais com mais de 20 representantes de estados brasileiros e da Argentina, diretores de festivais, programadores culturais, casas de shows, produtoras, feiras e fundações de música que estarão presentes no evento. do mercado da indústria da música nacional e internacional.

Edital de seleção aberto. Inscreva-se já no site www.tumfestival.com.br 

Sobre o TUM FESTIVAL

Em sua sétima edição, o TUM é um festival voltado para a cadeia produtiva da música, que envolve todos os setores que se relacionam a ela. Muito mais do que uma mostra musical, é um evento dedicado à geração de novos negócios, à profissionalização do mercado musical, ao fomento da cultura e à formação de plateias. Além de oferecer atrações musicais de forma gratuita, tem foco, especialmente, em fomentar o mercado com atividades formativas, workshops, masterclasses, palestras, rodadas de negócios, pitchings e showcases para músicos que queiram apresentar suas criações aos diversos profissionais da indústria da música. O Tum representa importante oportunidade para que os grupos independentes se qualifiquem para o mercado e para que se relacionem com outros setores fundamentais da cadeia produtiva da música, como selos, gravadoras, editoras, programadores, diretores de festivais, diretores de bares, casas noturnas, agregadores, distribuidoras, plataformas digitais, entre outros. 

A cada edição, as bandas selecionadas através de edital passam por uma verdadeira imersão, com capacitações voltadas à composição, concepção de obras musicais, produção musical, direitos autorais, distribuição digital, planejamento estratégico de carreira, preparação para rodadas de negócios, pitchings, etc. A proposta é fazer com que as atividades econômicas que compõem a cadeia produtiva da indústria da música se façam presentes em mesas de debate e espaços para trocas, abrangendo todas as etapas: formação, produção, distribuição, comercialização e exibição de bens ou de serviços musicais. 

Sobre Ivanna Tolotti

Idealizadora e diretora geral do TUM Festival, é apaixonada pela música brasileira, Ivanna Tolotti é natural do Rio Grande do Sul. Fincou raízes em Florianópolis e, inspirada pela música e pelos anseios da cadeia musical , criou o TUM FESTIVAL. E fez dele um dos mais importantes festivais do país. TUM é Todos Unidos pela Música e é isso que Ivanna Tolotti promove: a união para que artistas independentes ganhem projeção, reunindo o mercado e fortalecendo o seu desenvolvimento, agregando os profissionais para que na Conferência TUM, e criando pontes para que a música brasileira seja novamente reconhecida e respeitada mundialmente. Para isso, não mede esforços para reunir anualmente em Florianópolis os maiores nomes da indústria da música brasileira e internacional, sempre gerando oportunidades para os artistas em início de carreira para que eles possam brilhar nos palcos do TUM e em outros festivais. Vencedora na categoria ‘Melhor Produtora de Eventos’ do Prêmio Profissionais da Música de Brasília, em 2022, e ‘Melhor Curso de Music Business’, em 2023, se destaca pela sua visão empreendedora e inovação criativa.  Essas características marcantes que a fazem ser uma profissional referência no mercado musical nacional e internacional. 

Serviço
TUM FESTIVAL – Tudo Pulsa! Pelo Futuro da Música, Pelo Futuro da Vida!
Datas: de 2 a 9 de novembro de 2024
Shows – segunda semana: Amaro Freitas e Zé Manoel (7/11), Beto Guedes (8/11) e Otto (9/11)
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura
Horário: 20h30
Ingressos: a partir de R$45,00 – disponíveis para compra no site da Blueticket (www.blueticket.com.br)
Conferência: de 7 a 9 de novembro
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura
Programação completa no site do TUM Festival:  www.tumfestival.com.br
Entrada gratuita mediante inscrição prévia: https://tumfestival.com.br/conferencia/inscricao/

Incentivo: Rede Imperatriz

Apoio Cultural: Floripa Airport e Hotel Faial  

Realização: PIC (Programa de Incentivo à Cultura), MIS- Museu da Imagem e do Som, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina

Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo,  Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Realização: Ivanna Tolotti Produções