spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Mobilidade, saneamento e urbanismo preocupam comunidades

GeralMobilidade, saneamento e urbanismo preocupam comunidades
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A criação de mais opções de lazer para a população, melhoria das condições de acessibilidade, a realização de obras de saneamento e o estabelecimento de limites para a construção civil são as grandes preocupações das comunidades do Centro e da chamada Bacia do Itacorubi, que foram visitadas, na úlitma quarta-feira (23), por comitiva de vereadores de Florianópolis, dentro do projeto Câmara na Comunidade. Os maiores pleitos das comunidades foram formalizados em sessão da Câmara, realizada na noite de ontem na Sociedade Recreativa Novo Horizonte, no bairro Agronômica, onde mais de 50 requerimentos foram aprovados. Esses requerimentos serão encaminhados aos órgãos competentes para tomarem as providências cabíveis para a resolução dos problemas apresentados.

Quando dirigidas à administração municipal, as reivindicações agora serão transformadas em indicações, pela Câmara de Vereadores, e encaminhadas ao Executivo para soluções e providências. Quando o âmbito para solução são as esferas municipal e federal, os pleitos são transformados em requerimentos.

Na parte da manhã a comitiva de vereadores visitou o Instituto Estadual de Educação, cuja direção informou estar disposta a ceder espaço para um recuo destinado à desembarque e embarque, de forma a não atrapalhar mais o fluxo da já congestionada Avenida Mauro Ramos. Sua direção pediu ainda interferência da Câmara de Vereadores para que a Guarda Municipal auxilie o IEE nas picos de saída e entrada de turnos.

A visita seguinte foi á Escola Estadual Lucia Mayrvorne, na comunidade de Monte Serrat, onde a principal reclamação foi quanto à constante falta de água, que tem obrigado, inclusive, a suspensão das aulas. A escola também pediu a criação de uma área de lazer nas proximidades. Ainda pela manhã os vereadores visitaram o Centro de Educação Continuada (UAB), a Policlínica Centro e a Cidade da Criança.

À tarde, os vereadores visitaram o Centro de Triagem e Transbordo do Lixo, localizado no Itacorubi. Lá receberam informações da coleta seletiva do lixo realizada na cidade, do destino do lixo e como aquela área está sendo cuidada para que não retorne a ser o lixão que já foi. Em seguida, foram ao Centro de Zoonose, cuja a responsável Maria da Graça de Vieira Dutra, mostrou os canis que guardam os cães que foram retirados das ruas e aguardam adoção. Segundo ela, o trabalho de castração que é realizado nos animais que foram recolhidos é muito importante para evitar a multiplicação de animais soltos na rua, evitando doenças principalmente.

No Saco Grande, os vereadores foram recebidos na Comunidade da Vila Cachoeira, que reclamaram da falta de uma assistente social no bairro e por isso, o Centro Comunitário que ali existe está totalmente inoperante e com falta de manutenção. Além disso, os vereadores percorreram algumas ruas do bairro onde ocorreram problemas com as fortes chuvas, atingindo inclusive algumas casas que estão rachadas. Os vereadores prometeram levar as reivindicações ao Poder Executivo e cobrar uma solução também com a ajuda de órgãos estaduais, como a Casan.

Os parlamentares, antes da sessão, realizada na Sociedade Recreativa Novo Horizonte, estiveram ainda na Escola Básica José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, e na Creche Anjo da Guarda, no morro da Penitenciária, na Trindade.