Reutilização de materiais, matérias-primas com procedência e tecnologia para cultivo de plantas estão em destaque na mostra
Reutilização, reaproveitamento e matéria-prima sustentável são destaques da mostra – ambiente Kuya´buka Restaurante. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2024
(Foto/Rafael Ribeiro)
O tema da CASACOR Santa Catarina, “Do presente, o agora”, é um convite para a reflexão sobre o futuro do planeta. Propor soluções para que os seres humanos e a natureza possam existir em equilíbrio e harmonia, é um dos grandes desafios dessa reflexão.
Segundo dados do Global Waste Management Outlook 2024 (GWMO 2024), relatório da ONU, o Brasil está 50% abaixo da média no índice de reciclagem da América Latina e até 2050 estima-se que a produção de resíduos deva crescer mais de 50%.
Conscientes dessa urgência, profissionais da mostra apresentam tendências, propostas inovadoras e inéditas, descarte consciente, reaproveitamento e um vasto uso matérias-primas, cujos insumos derivam de materiais naturais, recicláveis e de baixo impacto ambiental. A seguir, confira alguns projetos que destacam soluções sustentáveis e tecnológicas na mostra.
1. Kuya´buka Restaurante, 3P Studio e DG Arquitetura
O projeto Kuya´buka Restaurante apresenta diversas soluções sustentáveis, desde a parede, piso, bancos até os detalhes em acabamento e decoração
(Foto/Rafael Ribeiro)
Assinado pelas arquitetas Aline Pires, Natália Prates, Lavínia Duzzo e a engenheira Julia Prado, o projeto apresenta diversas soluções sustentáveis. Destaque para as paredes de argila e de resíduos da construção civil – que também é usado nas bases das mesas.
O revestimento do chão e dos bancos é de Chukum, material artesanal, natural e renovável, tendência para alternativas sustentáveis. As mesas do espaço são compostas por retalhos de pedra que seriam descartados em marmorarias, as cadeiras feitas com madeira de demolição e os estofados, de retalhos de tecidos.
Na decoração, o espaço valoriza o uso de cerâmicas e tapeçarias decorativas feitas de insumos naturais e obras de arte feitas a partir de resíduos, como folhas e galhos secos e lixo reciclado.
2. Casa Concha, IdeaBaln
O projeto Casa Concha conta com soluções tecnológicas de iluminação e reaproveitamento de forro e MDF (Denilson Machado/CASACOR)
Assinado pela paisagista Cintia Senna e o arquiteto Rafael Gomes, o projeto de paisagismo Casa Concha conta com iluminação que permite o controle automatizado da intensidade e temperatura de cor, promovendo a economia de energia e o crescimento saudável das plantas do ambiente.
O uso de lâmpadas de espectro completo, que imitam a luz solar, garante que as plantas realizem a fotossíntese adequadamente, emitindo as faixas de luz essenciais para o desenvolvimento das espécies.
O ambiente apresenta soluções que refletem a sustentabilidade no processo de pré e pós mostra. Os painéis vazados em marcenaria foram feitos de forma artesanal, do reaproveitamento de chapas de MDF que iam para descarte. O forro curvo, após a desmontagem da mostra, será reaproveitado como forração para futuro abrigo social.
3. Praça “O Futuro é Ancestral”, Ana Trevisan Espaços Vivos
Ana Trevisan assina a Praça “O Futuro é Ancestral”.
(Foto/Mariana Boro)
Abarcada pelo tema da mostra catarinense “De presente, o agora “, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan, de etnia Guarani, se inspirou na cultura indígena para a escolha das plantas e estética para o projeto.
Em meio aos vasos preenchidos com flores comestíveis, plantas e ervas com diversos benefícios à saúde, cadeiras e espreguiçadeiras, destacam-se os tablados de madeira ecológica sob a árvore João Bolão.
O Jardim de Cura, cultivado em jardineiras modulares, chama a atenção para a propriedade terapêutica de ervas e plantas, especialmente, num tempo de excessiva medicação. O verde é usado sem moderação nos jardins verticais, neste caso, revestindo ainda as colunas do pórtico do hall de entrada.
À noite o projeto luminotécnico revela o desenho da praça com destaque para a árvore João Bolão, que recebe projeção de luz na cor vermelha, abordando os efeitos devastadores das queimadas recentes nos biomas naturais e na vida dos povos originários.
4. Refúgio de memórias, SUM + Studio
O ambiente Refúgio de memórias apresenta soluções sustentáveis que refletem um cuidado consciente com aproveitamento completo dos recursos, sem desperdícios
(Foto/Lucas Reitz/CASACOR)
A proposta do ambiente assinado pela arquiteta Bruna Tuon Sposito vai além da estética, valorizando a longevidade, o reaproveitamento e aproveitamento completo dos recursos, sem desperdícios.
No mobiliário há a reutilização de peças com história, como as poltronas herdadas do bisavô e louças de antiquário. Além disso, o mobiliário solto – coleção Regenera, da Dü Design – é feito da madeira da Uva do Japão, árvore considerada invasora. Seu aproveitamento é parte de todo ciclo da cadeia produtiva: após a criação do objeto, com as sobras da madeira, são fabricados blocos destinados ao cultivo de cogumelos.
De presente, o agora
Na tradução do tema “De presente, o agora”, os profissionais investigam a ancestralidade e chamam à reflexão sobre as possibilidades de futuro, diante do cenário atual do planeta, com a emergência climática e as questões que envolvem os eixos social, ambiental e econômico da sustentabilidade.
O tema está impresso nos traços, materiais, objetos e mensagens dos ambientes. Com grande movimentação do mercado local, a CASACOR mostra mais uma vez sua importância e por que a marca é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas.
PATROCINADORES OFICIAIS
DECA – Patrocínio Master
CORAL – Tinta Oficial
BRB – Banco Oficial
DIMAS – Patrocínio Local
GWM DIMAS – Carro oficial
FORNECEDORES OFICIAIS
REVEEV
BALAROTI
SUDATI MDF
ALTENBURG HAUS
CINDAPA
BOM AR
SOLTURI Energia Solar
HOTEL OFICIAL
LK DESIGN HOTEL
FAVRETTO – Apoio divulgação
VEJA – Mídia Partner
CLARO – Fornecedor de internet
SINERGY – Apoio divulgação
ANTENA 1 – Rádio oficial
SERVIÇO:
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA – Florianópolis
Quando: De 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h.
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia João Paulo, 2285 – Florianópolis – SC, 88030-415.
Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/florianopolis-2024
Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira / R$ 45 – Meia