spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Florianópolis eleita Capital Nacional das Startups: conheça o ecossistema e empresas de destaque

TecnologiaFlorianópolis eleita Capital Nacional das Startups: conheça o ecossistema e empresas de...
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

Com Acate, Lide SC e eventos como Startup Summit e RD Summit, empresas de tecnologia e inovação como Indicium e CondoConta ganharam destaque nacional e internacional

Santa Catarina, 30 de setembro de 2024 — Berço da inovação brasileira, Florianópolis acaba de ser reconhecida como Capital Nacional das Startups, pela Lei 14.955, de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 3 de setembro. Com cerca de 676 startups, a Ilha da Magia está à frente de São Paulo e Curitiba no número de empresas de tecnologia, e é responsável por 7,5% do PIB do estado. 

Essa não é a primeira vez que Florianópolis ganha destaque nacional entre as startups. Floripa, como é chamada, é conhecida também por ser a casa de alguns dos principais eventos de startups e inovação. Entre eles, o Startup Summit e o RD Summit, este último, realizado pela RD Station, antiga Resultados Digitais, empresa de expressão nacional que nasceu em Florianópolis.

Outras empresas catarinenses que se destacam pelo pioneirismo e impulsionaram a cidade a receber o título são a Indicium, empresa global de serviços de dados que recentemente chegou aos EUA, após levantar uma rodada de até 40 milhões de dólares; e o CondoConta, primeiro banco para condomínios, com clientes em todas regiões brasileiras, que soma mais de R$194 milhões em aportes.

A cidade também abriga a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), principal representante do empreendedorismo inovador do estado. A associação tem a missão de apoiar o ecossistema local, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. São  mais de 1700 empresas associadas nos 8 pólos de inovação e tecnologia de Santa Catarina. Algumas empresas, inclusive, estão alocadas no mesmo prédio da Acate, como é o caso do CondoConta.

Também destinado a disseminar e fortalecer o relacionamento entre líderes locais, o LIDE também está presente no estado. O LIDE SC tem cerca de 100 empresas filiadas, com eventos recorrentes para tratar temas chaves para o estado, disseminar novas ideias e fortalecer o networking entre lideranças locais e regionais, tornando as empresas mais fortes e competitivas.

Catarinense, a empreendedora catarinense Isabela Blasi, cofundadora e diretora de novos negócios da Indicium, é parte importante no ecossistema local. Ela é presidente do Lide Futuro – Santa Catarina e membro do Conselho Diretivo da ACATE (2024-2026). Pela gestão à frente da empresa, que registra um crescimento de 100% a 150% ao ano e tem clientes como Bayer, PepsiCo, Burger King e Volvo, Isabela reúne e convida a visitarem a cidade importantes líderes do mercado de tecnologia e inovação aos quais tem acesso. 

“Ter criado a Indicium em um polo de inovação permitiu que pudéssemos nos conectar com o ecossistema de tecnologia da cidade e do estado, trocássemos com outros fundadores e validassemos a nossa ideia, inicialmente, com clientes locais, como a Imobiliária Brognoli, até levarmos para enterprises, que são hoje o nosso foco. Esse processo foi importante para criarmos confiança e produtos adaptáveis para diferentes mercados”, afirma Isabela Blasi.