spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Atuação online tem salto e chega a quase 25% das novas empresas em SC

TecnologiaAtuação online tem salto e chega a quase 25% das novas empresas...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Dados inéditos levantados pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) mostram a digitalização da economia catarinense

A cada quatro empresas que são abertas em Santa Catarina atualmente, ao menos uma opta por atuar de forma online. O número reflete uma tendência de crescimento que teve um boom desde o início da pandemia com mais oportunidades de digitalização das empresas, trabalho em formato remoto ou híbrido e o fim de muitas barreiras geográficas para soluções inovadoras.

Segundo dados divulgados pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) com base nos cadastros do Ministério da Economia, em janeiro de 2020 apenas cerca de 5% das empresas que nasciam em SC tinham a atuação exercida preferencialmente pela internet. Um ano depois o número já havia saltado para a casa dos 15%, em um crescimento constante até alcançar 24,5% no fim de 2023. Os dados compreendem empresas de qualquer segmento que, para o governo, indicaram a atuação online como forma principal de atendimento aos clientes.

“Os números comprovam o potencial do setor de tecnologia em suprir a demanda pela digitalização de empresas e negócios não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. É notório que o segmento teve um salto na pandemia pela necessidade criada de atuação remota e mais soluções que não dependiam de um espaço físico, e hoje vemos que mesmo com muitas empresas voltando ao presencial ou aderido ao formato híbrido, a atuação pela internet segue como opção viável para os empreendedores de qualquer segmento”, destaca o presidente da ACATE, Diego Ramos.

Inovações que surgem no ecossistema da tecnologia acabaram auxiliando esse movimento de digitalização e permitindo que negócios de diferentes setores atuem pela internet. Em números gerais, segundo o Observatório ACATE, Santa Catarina tem atualmente cerca de 27,6 mil empresas de tecnologia, o sexto maior volume do Brasil. No último ano o total de negócios cresceu 18,3%, com a maior parte na Grande Florianópolis — que soma 33% de todas as empresas, seguida pelo Vale do Itajaí, com 26%, e pelo Norte, com 17%. A predominância na região da Capital fez, inclusive, com que Florianópolis recebesse oficialmente o título de Capital Nacional das Startups, a partir da sanção do PL 4987/2019 no último dia 2.

Ainda segundo os dados da ACATE, o crescimento no número de empresas — com atuação online ou não — torna o Estado atrativo para profissionais do setor de tecnologia. Desde 2007, o saldo de colaboradores no segmento em SC cresceu 300%, com a maioria das vagas em setores de desenvolvimento de softwares ou tratamento de dados e serviços de internet.

Os dados têm como fonte principal o Sistema de BI do Observatório ACATE, desenvolvido pela entidade com base em dados levantados pela Neoway e fontes como a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). O levantamento contempla a quantidade de empresas em atividade, faturamento, número de empreendedores e trabalhadores. As atividades econômicas que identificam o setor seguem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), e se dividem em Hardware, Software e Serviços.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.