Serviço operacionalizado pela TopMed será apresentado no evento global, que acontece de 10 a 13 de setembro.
O projeto Alô Saúde Floripa, uma referência brasileira em atendimento pré-clínico, fornecido pela empresa TopMed, será apresentado no 2º Global Evidence Summit, que acontece de 10 a 13 de setembro, em Praga, na República Tcheca. O evento reúne as principais iniciativas globais que transformam positivamente a vida das pessoas nas áreas da saúde, educação, justiça social, meio ambiente e mudanças climáticas.
“Ser referência em um evento dessa magnitude ressalta o papel da TopMed como pioneira em soluções digitais para saúde. Isso abre oportunidades para que nossas iniciativas sejam replicadas em outras cidades globalmente, ampliando o impacto da saúde digital em nosso país,” afirma Valda Stange, CEO da TopMed.
O estudo destaca o levantamento realizado pela TopMed entre junho de 2023 e fevereiro de 2024, período durante o qual foram atendidas 54.751 chamadas.
A análise desses atendimentos revela que 15% foram encaminhados para teleconsultas médica, 7% foram direcionados para atendimento de urgência presencial, 13% dos casos receberam apenas orientações de autocuidado e 50% tiveram suas demandas resolvidas diretamente por profissionais de saúde que atenderam as ligações, seja pelo agendamento realizado durante o teleatendimento ou com o referenciamento para a sua rede de saúde.
O projeto é considerado o primeiro canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele faz parte do programa Atenção Primária Remota, que a TopMed desenvolve para oferecer soluções seguras a usuários do SUS. A iniciativa já conquistou o Prêmio InovaCidade em 2023 e 2024, considerado o mais importante sobre cidades inteligentes da América Latina.
De acordo com a dra. Cristina Broilo, Head de telemedicina da TopMed e uma das coautoras do estudo, “o levantamento revela dados impactantes sobre a eficácia do nosso atendimento. Esses resultados evidenciam como o uso da tecnologia em iniciativas bem estruturadas de atendimento pré-clínico podem influenciar positivamente a qualidade dos cuidados de saúde a nível global”.
O atendimento a distância ocorre por meio de um aplicativo de interface amigável voltado a aparelhos de telefone celular, tablets ou computadores, ou mediante ligação para um serviço de 0800.
O serviço é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Utiliza algoritmos clínicos baseados em evidências que são constantemente revisados e adaptados ao contexto local onde o serviço é disponibilizado.
A tecnologia inclui uma árvore neural de perguntas e respostas sobre o problema relatado, especialmente útil para triagem de casos, orientações em saúde básica e direcionamento adequado dos pacientes para os serviços de saúde mais indicados, evitando deslocamentos desnecessários e auxiliando no diagnóstico precoce de condições que requerem atenção imediata.
Com o sucesso e o reconhecimento que esse serviço vem alcançando em Florianópolis, as perspectivas para o futuro são promissoras. Além da capital catarinense, o projeto segue em expansão e, atualmente, inclui as experiências de outros municípios do país.
TopMed: Com sede em Florianópolis, a TopMed é a maior do setor na região Sul e figura entre os cinco principais players brasileiros do seu mercado. Oferece atualmente mais de 20 soluções em saúde digital, todas elas desenvolvidas com foco na experiência do usuário e para fazer a diferença nas organizações e municípios que as utilizam, ampliando o acesso ao cuidado na saúde.
Foto: Dra. Cristina Broilo, Head de telemedicina da TopMed. Crédito: TopMed/Divulgação