Mobilidade urbana foi tema principal da reunião que aconteceu nesta terça-feira (10)
Na foto: Emerson Fernandes, Coronel da Polícia Militar; Flávio Rogério Pereira Graff, Secretário de Segurança Pública; Michele Alves Correa Rebelo, Delegada de Polícia e Diretora do PROCON; Aglaé de Oliveira, advogada; Paulo Fellin produtor 5.1 Planning e a Bonus Track; Catiane Seif, Secretária Adjunta, Secretaria de Turismo – SETUR; Gustavo Kremer, Delegado de Polícia, Gerente de Fiscalização, Jogos e Diversões; e Julio Freiberger Fernandes, Perito Criminal.
Na tarde desta terça-feira (10), a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) sediou uma reunião estratégica para organizar a vinda do cantor Paul McCartney a Florianópolis, com show marcado para o dia 19 de outubro de 2024, no estádio da Ressacada. A reunião contou com a presença de representantes de diversos órgãos de segurança, mobilidade urbana e a produção do evento, que trabalharão em conjunto para garantir a segurança e logística de um dos maiores eventos internacionais já realizados na capital catarinense.
O Secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, reforçou a importância do planejamento detalhado para o sucesso do evento. “Essa reunião corresponde ao tamanho do artista que está sendo trazido à Florianópolis. E as pessoas podem ter certeza que estão na cidade mais segura do país, e as nossas forças de segurança estarão unificando o máximo de seus esforços”, afirmou Graff.
Estiveram presentes no encontro o Secretário de Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff; o Coronel da Polícia Militar Emerson Fernandes, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PM; o Cel. PM Dante da Costa Chierighini, Comandante do 1º CRPM; o Tenente-Coronel PM Rudinei Gonçalves, Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária; o Delegado de Polícia Gustavo Kremer, Gerente de Fiscalização, Jogos e Diversões; Marine Silva Floriano, Agente de Polícia Civil; o Ten Cel BM Zevir Anibal Cipriano Junior, Comandante da 1ª RBM; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Alessandro José Machado; o Perito Criminal Julio Freiberger Fernandes; a Delegada de Polícia Michele Alves Correa Rebelo, Diretora do PROCON; Maria Fernanda Martins, Gerente de Operações Rodoviárias; Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, da Secretaria de Segurança Municipal; o Comandante da Guarda Municipal Andrey de Souza Vieira; Zena Becker, Secretária de Turismo, Cultura e Esporte; Catiane Seif, Secretária Adjunta da Secretaria de Turismo do Estado; Paulo Fellin, produtor do show representando a 5.1 Planning e a Bonus Track, e Marion Souza, produtora local do show; Luciana Locatelli, produtora de eventos local; Gustavo Caleffi e Leandro Squadra, da empresa Squadra; Ricardo, representante da empresa ASSESSAR, responsável pela mobilidade do evento; e Aglaé de Oliveira, advogada responsável pela parte jurídica do show.
Plano de mobilidade urbana
O principal tema da reunião foi o plano de mobilidade urbana, apresentado pela empresa ASSESSAR, responsável pela logística de tráfego no evento. O plano inclui simulações de fluxo de veículos, estacionamento e transporte público para um público estimado de 30 mil pessoas, além de rotas específicas para veículos de emergência e transporte alternativo.
“Nossa expectativa é receber cerca de 10 mil veículos, e estamos estudando o melhor formato para minimizar o impacto, principalmente na saída do show”, explicou Ricardo, representante da ASSESSAR.
Uma importante ação do plano é estimular a venda online antecipada de vagas de estacionamento, distribuídas em diferentes áreas da cidade, com transporte de ônibus até o local do show. A medida visa reduzir o trânsito na região da Ressacada e garantir a fluidez no deslocamento do público.
Modelo de organização
“Será um evento modelo em termos de organização e mobilidade, para que possamos trazer outros artistas internacionais a Florianópolis”, afirmou Paulo Fellin, que há 40 anos atua no setor de entretenimento num currículo que inclui Rock in Rio e diversos shows internacionais pelo mundo.
Durante a reunião, também foi abordada a criação de um centro de monitoramento na Ressacada para controlar todas as operações de segurança e logística em tempo real. A coordenação entre os órgãos de segurança será fundamental para garantir o sucesso do evento, que mobilizará equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. O Secretário Graff destacou que Santa Catarina é reconhecida como um dos estados mais seguros do país, o que reforça a confiança na capacidade de organização do evento.
A expectativa é de que nas próximas semanas sejam divulgadas novas informações sobre itens com entrada permitida no evento, mapas de deslocamento e diretrizes sobre estacionamentos. O público poderá contar com materiais informativos em vídeo e mapa para facilitar o acesso ao local do show.
Com a realização deste grande evento, Florianópolis reforça sua posição como destino para grandes espetáculos internacionais, em um esforço conjunto entre segurança, turismo e produção local. “Na cidade que abracei como minha casa, quero deixar um legado de grandes shows e espetáculos”, concluiu Paulo Fellin.
O show de Paul McCartney em Florianópolis promete ser um marco para a cidade e para o estado de Santa Catarina, fortalecendo ainda mais sua imagem como um local seguro e acolhedor para turistas e grandes eventos culturais.