spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Sessão FAM para escolas reúne 650 crianças no primeiro dia

VariedadesSessão FAM para escolas reúne 650 crianças no primeiro dia
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Associação Cultural Panvision locou nove ônibus para trazer crianças de escolas públicas e ONGs para assistir, nesta segunda-feira (9), no Cine Show do Beiramar Shopping, aos filmes da Mostra Infantojuvenil da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. Nas duas sessões exclusivas para eles, havia cerca de 650 estudantes. A dose vai se repetir nesta terça-feira, em dois horários (às 9h e às 14h30), somando 1.300 crianças nos dois dias.

Crianças como o Jonas, 8 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Agronômica, que entrou pela primeira vez na sala de cinema. Ansioso, espremia os olhos para ler a programação na tela projetada. A sala de cinema escureceu, o menino projetou-se para frente. Enquanto via as imagens se formando na tela, sentou-se na borda da cadeira, direcionando seu corpo para dentro dos filmes. “Ele devia ter escutado a mãe”, “Eu só posso comer doces depois de alguns dias”, “Falta quatro, né?”, “Na próxima eu vou trazer um cobertor pra mim”, “Eu só não sei onde está a câmera”, comentava absorvendo todo o mundo novo que o FAM 2024 trouxe para sua imaginação.

Essa primeira vez no cinema é o que o festival pode proporcionar para muitas crianças que passaram nesta segunda-feira pelo FAM. “Essa Mostra está na programação do FAM há 24 anos. Com ela, buscamos cumprir nossa missão, que é formar novos públicos”, explica a diretora artística e de comunicação do FAM, Alissa Azambuja.

As palavras de Alissa se repetem na fala da coordenadora do Centro de Integração Familiar – CEIFA, Ana Paula Gozalo, para quem essa é uma oportunidade essencial para as crianças. “Trazê-las é uma felicidade muito grande para o projeto, é uma conquista essa parceria com a Mostra do Cinema. Então eu espero que por mais anos a Mostra do Cinema consiga trazer mais crianças, consiga trazer mais projetos, porque para a gente é muito impactante e para a vida das famílias também”.

Este ano, nove filmes do Brasil e do Chile foram selecionados para compor a mostra. As obras abordam temáticas sobre bullying e inclusão, diferenças de gerações e preservação do meio ambiente nos gêneros animação (5) e ficção (4), e variam de 6 a 15 minutos de duração.

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE –  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Fotos: Divulgação FAM 2024