Agenda conta com estreias de filmes, sessão para escolas agendadas, Papo FAM e a Cerimônia de Encerramento
A 28º edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 entra em seus momentos finais com uma programação diversificada, incluindo estreias mundial e nacional de filmes, bate-papos e atividades voltadas para o público neurodivergente, entre outros. Confira:
Segunda-feira (09)
A semana começa com sessão da Mostra Infantojuvenil para escolas públicas e particulares agendadas. Entre segunda e terça-feira (10), serão quatro sessões, às 9h e às 14h30, que devem receber mais de 1.300 estudantes no Cine Show Beiramar Shopping.
A tarde, O Conversa FAM de Cinema trará uma discussão sobre Mulheres no Terror, com a exibição de quatro curtas-metragens dirigidos por mulheres, às 16h: Algo Sobre Ilda, de Gary Gananian (SP); Noz Pecã, de Aline Gutierres (RS); Enfim Devorei a Noite, de Thais Ramos (Lages/SC); e Bleeds, de Julia Sena (RN).
Às 18h30 serão exibidos filmes curtas-metragens das mostras Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses, com o filme Sangria, de Henrique Schlickmann, produzido em Florianópolis e Palhoça, e o videoclipe Laguna Plena – Rimon Guimarães feat. Tuyo, dirigido por Carlon Hardt. A programação também inclui o documentário peruano Los Desastres del Naufragio, de Hernán Velit, e a ficção baiana Movimentos Migratórios.
A Mostra Work in Progress, às 20h, apresentará o filme brasileiro Verde Oliva, de Wellington Sari, uma ficção em desenvolvimento.
Na Mostra de Longas, às 20h30, será exibida a ficção argentina Por Tu Bien, de Axel Monsú. O filme tem estreia mundial no FAM 2024.
Sempre após as sessões, existe um momento para perguntas e respostas entre realizadores dos filmes e o público presente, uma novidade no Festival deste ano.
Terça-feira (10)
A programação aberta ao público começa às 16h com exibição de cinco curtas-metragens no Conversas Fam de Cinema, produzidos por meio do fomento municipal da Funcine, incluindo o documentário Bar da Noite, de Marina Moros; as ficções Isto Não É Um Filme, de Loli Menezes, e Qual Queijo Você Quer, de Cíntia Domit Bittar; Quem Disse Que Eu Tô Indo Pra Casa?, de Marco Stroisch; e a animação Sereia, de Yannet Briggiler.
Às 18h30, tem sessão com a exibição dos filmes CadaFalso, de Yohana Fukui; a ficção paulista Engole o Choro, de Fabio Rodrigo; e a animação chilena Voz de Trompeta, de Pilar Smoje Gueico e David Monarte Serna, além de Y Si Mañana Me Dan Muerte – DHOGO, de Pierina Espinoza e Edgar Tuaty (Venezuela), na sessão de Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses.
Já a Mostra Work in Progress, às 20h, apresentará o filme em teste de audiência Muña Muña, de Paula Morel Kristof. No mesmo horário ocorre a terceira e última edição do Papo FAM de Cinema com a atriz Gabriela Loran.
A Mostra de Longas encerra a noite desta terça com o documentário catarinense Aldo Badin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart, às 20h30.
Quarta-feira (11)
No último dia do FAM 2024, a programação começa com uma sessão de cinema dedicada para Neurodivergente e PcDs, às 14h30. A iniciativa inclusiva na Mostra Infantojuvenil terá sala de cinema adaptada para proporcionar um ambiente acolhedor, confortável e acessível, pensado para atender às diversas necessidades desse público. E ainda, será acompanhada por profissionais da CRESCER, Intervenção Comportamental, uma clínica multidisciplinar especializada em desenvolvimento de crianças com diagnóstico de autismo, transtornos motores e atrasos no neurodesenvolvimento.
O Conversa FAM apresentará a estreia da série documental O Som da Ilha – Época de Ouro, Neide Mariarrosa, A Voz De Mormaço (SC), dirigida por Maria Emília de Azevedo e dedicada à carreira da cantora. A sessão começa às 16h e logo após terá um bate-papo com a diretora.
Na sequência, às 19h, inicia a Cerimônia de Encerramento, que contará com a presença de autoridades, exibição dos filmes do Projeto Rally Panvision e premiação das Mostras Competitivas.
Toda a programação do FAM 2024 está no site www.famdetodos.com.br/ e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.