Produção foge da cinebiografia tradicional com narrações de trechos de livros, poemas e crônicas da própria escritora
De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada, o documentário “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, dirigido por Susanna Lira, sobre a trajetória da artista e escritora provocativa e transgressora, tem estreia exclusiva no Paradigma Cine Arte. A programação fica disponível entre os dias 5 a 11 de setembro, nas sessões das 20h10.
A obra, que retrata Fernanda Young, falecida em agosto de 2019, aos 49 anos, após uma crise de asma, foge da cinebiografia tradicional ao apresentar aos espectadores a vida da escritora e o seu sentir no mundo a partir de narrações de trechos de livros, poemas e crônicas da própria escritora. O documentário também reúne vídeos de entrevistas, programas, performances e a participação da filha, Estela May.
O filme ganhou os prêmios de melhor montagem no festival internacional É Tudo Verdade e de crítica no Festival de Paraty.
Outras produções também estão em cartaz, como, “Tipos de Gentileza”, dirigido por Yorgos Lanthimos, às 13h; “A Viúva Clicquot”, com direção de Thomas Napper, nas sessões das 16h10; “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry, na sessão das 18h05; e “Stop Making Sense”, por Jonathan Demme, às 21h50.
* No dia 10 de setembro, terça-feira, às 18h05, não haverá sessão de cinema, devido ao projeto Museus Virtuais.
A programação completa pode ser conferida no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com