“O Último Pub” é sobre conflitos migratórios com refugiados sírios e a queda do padrão de vida na Inglaterra
Está em cartaz no Paradigma Cine Arte, “O Último Pub”, dirigido pelo cineasta inglês Ken Loach, aos 88 anos. O filme aborda conflitos migratórios em um vilarejo minerador do Reino Unido, na Inglaterra, mas também sobre existir solidariedade entre os povos. A programação está disponível entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro, na sessão das 18h30.
Em sua última produção, o diretor lança seu olhar sobre uma história de refugiados sírios e a queda do padrão de vida na Inglaterra. No vilarejo que era próspero por conta das riquezas da mineração, mas que sofreu com a decadência econômica nos anos seguintes, TJ (Dave Turner) mantém aberto um pub que sobrevive a duras penas à crise econômica local. Um dia, refugiados sírios são alocados na região pelo governo, e em meio ao drama dos moradores, a chegada dos novos vizinhos causa revolta, preconceito e xenofobia. Mas sua amizade com a jovem síria Yara (Ebla Mari), mostra que ainda existe lugar para a solidariedade.
O longa participou do Festival de Cannes em 2023 e teve sua primeira exibição brasileira no Festival Internacional de Cinema de João Pessoa.
Outras produções também estão em cartaz, como, “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz, às 14h; “A Viúva Clicquot”, com direção de Thomas Napper, nas sessões das 16h20; e “Tipos de Gentileza”, de Yorgos Lanthimos, na sessão das 20h50.
* No dia 3 de setembro, terça-feira, às 18h30, não haverá sessão de cinema, devido ao projeto Terças Sonoras.
A programação completa pode ser conferida no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.