spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Profissionais do Direito e acadêmicos lotam evento de debates sobre propriedade intelectual e inovação

EventosProfissionais do Direito e acadêmicos lotam evento de debates sobre propriedade intelectual...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Um grande público prestigiou, quinta-feira à noite, o evento “Debatendo a Propriedade Intelectual”, promovido pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc) no auditório da Unisul, no Centro da Capital. O evento, que tinha vagas limitadas, teve as inscrições esgotadas por profissionais do Direito, do mercado e acadêmicos.


Na abertura, o presidente do Iasc, Gilberto Lopes Teixeira, ressaltou a importância do evento e o compromisso da entidade em colaborar com a sociedade na busca por uma ordem jurídica mais justa e eficiente. “Hoje vivemos em um contexto de rápidas transformações tecnológicas, onde a proteção da propriedade intelectual torna-se cada vez mais crucial para o desenvolvimento econômico e social”, destacou Teixeira.


A noite contou com a realização de três painéis. O primeiro discutiu os “Principais Erros Cometidos pelos Solicitantes Junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)”, com a participação da a advogada Maria Eduarda Lima, da Comissão de Combate à Pirataria da OAB-SC, e do o chefe da seção de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Santa Catarina, Araken Lima, sob a mediação da advogada e perita judicial em PI, Francyelle Bueno Tork Schlemper.


O segundo painel foi dedicado ao tema “Violação de Patente por Contribuição”, com exposições da especialista em PI e professora da Mackenzie Rio, Lívia Barboza Lima, e do advogado João Paulo de Mello Filippin, presidente da Comissão de Direito do Iasc.


Encerrando a noite, o terceiro painel abordou o papel da “Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual”, apresentado pela advogada Laura Zandavalle Zopelaro, especialista em inteligência artificial. “Juntos aprendemos e respondemos perguntas sobre processo do Inpi com colegas e acadêmicos”, comentou a painelista Maria Eduarda Lima.


O evento foi conduzido pelo conselheiro do Iasc, Pablo Henrique Motta Torres, que ressaltou a longa trajetória do Instituto na promoção do conhecimento jurídico em Santa Catarina. Fundado em 1931, o Iasc é a mais antiga associação de advogados do Estado, com uma história marcada pela dedicação ao estudo do Direito e à defesa do estado democrático de direito.


Além dos debates, o evento também foi marcado pelo lançamento da obra “Violação de Patente por Contribuição”, de autoria da painelista Lívia Barboza Maia. Apresentado pelo secretário-geral do Iasc, João Paulo de Mello Filippin, o livro promete ser uma importante referência para profissionais e estudiosos do tema.
“Foi mais um evento de sucesso do Iasc”, definiu Carolina Biachini, diretora do Núcleo da Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia da OAB-SC. Promovido pelo Iasc, o evento contou com a parceria da Unisul e com o apoio do Inpi, do Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (Nunppi), da Sinova, o Departamento de Inovação da UFSC e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi) Sul.