Entre os líderes parcipantes, Alexandre Birman, CEO do Grupo Azzas, Eike Batista, Presidente do Grupo EBX, Eduardo Sattamini, CEO da Engie Brasil, Arnaldo Glavam, CEO do Grupo AG Capital, Luiz Fernando Furlan, catarinense Ex-Presidente do Conselho de Administração da Sadia, Ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atual Chairman do LIDE Global, Vinicius Lummertz Ex Ministro do Turismo e atual Chairman do Grupo Wish, rede de hotéis e resorts que inclui o Wish Serrano onde acontece a “Casa LIDE Gramado”, e Delton Batista, Presidente do Sistema LIDE Rio Grande do Sul e LIDE Santa Catarina.
Fórum Empresarial LIDE, considerado o mais representativo do setor produtivo do país, reúnirá mais de 300 líderes empresariais, Ministros, 12 Governadores, e convidados especiais.
O Rio de Janeiro recebe a 23ª edição do Fórum Empresarial LIDE, nos dias 15 e 16 de agosto, no Hotel Fairmont, em Copacabana. Com temas como democracia, mineração e óleo e gás, transição energética, inteligência artificial e investimentos na economia brasileira em 2024, o encontro é considerado o mais representativo do Brasil, reunindo presidentes e vice-presidentes das maiores empresas do país e autoridades públicas de todas as esferas para uma agenda nacional de debates sobre desenvolvimento socioeconômico. Mais de 300 líderes empresariais são esperados.
A abertura do Fórum acontece em 15/08, às 20h, com um talk show com apresentação do fundador do Blue Note Jazz Corp, Luiz Calainho, e show de Toni Garrido, ex-vocalista do grupo Cidade Negra.
A programação segue na manhã do dia 16, a partir das 9h, com a abertura do evento feita por Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, e Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE.
Às 9h30, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, apresenta o primeiro painel do dia, com o tema “Institucionalidade, Democracia e Segurança Jurídica” e moderado por Carlos Marques, presidente do LIDE Conteúdo.
Às 10h, o painel “Desenvolvimento regional gerando emprego e renda” tem a presença dos governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Gladson Cameli (Acre), Paulo Dantas (Alagoas), Wilson Lima (Amazonas), Renato Casagrande (Espírito Santo), Ronaldo Caiado (Goiás), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Rafael Fonteles (Piauí), Fatima Bezerra (Rio Grande do Norte) e o vice-governador Felício Ramuth (São Paulo).
O terceiro encontro do dia acontece às 11h45 e tem como tema “Os novos desafios do Brasil no campo da mineração, óleo e gás”. Participam Raul Jungmann, presidente do IBRAM, Eike Batista, presidente do Grupo EBX, Gisela Mac Laren, presidente do Estaleiro Mac Laren, Roberto Ardenghy, presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que falarão de suas experiências, e Sergio Lopes, presidente da CODEMGE, como debatedor. A mediação é de David Zylbersztajn, professor da PUC-Rio.
Abrindo a programação da tarde, o quarto painel começa às 14h30. Intitulado “Os caminhos da inovação, tecnologia e da inteligência artificial no Brasil”, recebe Patrícia Ellen, CEO da AYA, Patrick Burnett, CEO da Inovetech, Rafael de Albuquerque, fundador e CEO da ZOOX, Carolina Sansão, diretora de tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e Fábio Araújo, diretor de tecnologia do Banco Central do Brasil.
O quinto painel, “O impacto da transição energética para a evolução da qualidade de vida nas cidades”, começa às 15h30 e traz casos de sucesso apresentados por Wilson Ferreira, CEO da Eletrobras (2022-2023), Roberto Cortes, Presidente da VW Ônibus e Caminhões na América Latina e Alexandre Ramos, presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com debate entre Aguinaldo Ballon, presidente da CEDAE, e Alexandre Bianchini, vice-presidente da AEGEA. A mediação do fica a cargo de Roberto Gianetti, presidente do LIDE Energia.
Encerrando os painéis, representantes governamentais e de empresas participam da discussão “A economia do Brasil e sua atratividade para investimentos”, que traz visões de Nicola Miccione, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Lobo, secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Briman, CEO do Grupo Azzas, Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2022) e Maurício Quadrado, presidente do banco Master Investimento.
A conclusão do evento tem Luiz Fernando Furlan, Chairman do LIDE, João Doria Neto, presidente do LIDE, e João Doria, Co-chairman do LIDE, Prefeito de São Paulo (2017-2018), Governador de São Paulo (2019-2022).