O espetáculo “A cantora careca”, encenado pelo Grupo Armação, traz o surrealismo ao palco da capital com uma curta temporada na Casa do Teatro, em frente à Praça XV, nos meses de agosto e setembro.
Crédito fotos: Ariana Eble
Após o sucesso da estreia do espetáculo “A cantora careca”, o Grupo de Teatro Armação realiza uma curta temporada de apresentações na capital nos meses de agosto e setembro, na Casa do Teatro, prédio histórico localizado em frente à Praça XV de Novembro. Com direção de Chico De Nez, a peça apresenta uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa ao questionar as normas e as convenções sociais da época, mas que por vezes torna-se atual frente à falta de comunicação e futilidades presentes nas relações.
Escrita originalmente em 1950 por Eugène Ionesco, dramaturgo romeno que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1989 em reconhecimento ao seu impacto no mundo das artes, a peça teatral inaugura o movimento chamado “teatro do absurdo”, em que propõe uma dramaturgia desprovida de sentido, lógica e racionalidade. Ao apresentar uma comunicação inelegível com diálogos ” non-sense”, no qual busca esvaziar as palavras do seu valor, para confirmar a dificuldade de comunicação e a alienação do homem na linguagem.
“Nessa produção buscamos destacar o absurdo da obra de Ionesco e queremos oferecer ao público uma experiência que seja ao mesmo tempo divertida, provocativa e reflexiva, ao confrontar com o absurdo da vida cotidiana e esperamos provocar uma reflexão mais profunda sobre o sentido da vida”, destaca o diretor Chico De Nez.
A peça estará em cartaz nas quintas, sextas e sábados, conforme calendário abaixo, até o dia 14 de setembro, sempre às 20h, na Casa do Teatro do Grupo Armação. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com link direto para vendas no Instagram da companhia @grupoarmacao.
Calendário de apresentações:
Agosto: 01, 02, 03, 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 30, 31/08
Setembro: 06, 07, 12, 13, 14/09
Sobre o grupo:
O Grupo de Teatro Armação completa 52 anos de existência e de produção teatral em 2024, sendo o grupo de teatro mais antigo em atividade no estado de Santa Catarina. O Grupo Armação foi concebido no ano de 1972 por jovens atores que pretendiam produzir e fazer teatro profissional em Santa Catarina. Com sede em Florianópolis, deu seus primeiros passos tornando-se referência no cenário teatral catarinense com grandes e importantes produções, circulou pelo estado e participou de Festivais Teatrais, estando interligado com os principais movimentos teatrais no contexto nacional.
Ficha técnica:
A CANTORA CARECA, de EUGÈNE IONESCO
DIREÇÃO: Chico De Nez
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Beto Alvarenga e Dico Paz
ELENCO: Adriano de Brito, Flávia Dreher, Karen Kremer, Luiz Naas, Margarett Westphal, Mysaèlle Guimarães, Sandro Maquel
SONOPLASTIA: Fabio Marques
PRODUÇÃO EXECUTIVA, CENÁRIO E ILUMINAÇÃO: Rogaciano Rodrigues
ARTE GRÁFICA: Antônio Cunha
FIGURINOS: Andre Dalsegio e Eduarda de Souza
PARCERIA: Renaux view
AGRADECIMENTO: Farida Dell’ Antonio
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Gisele Palma
REALIZAÇÃO: Grupo Armação
Sinopse:
Em um pequeno apartamento no subúrbio inglês, o casal de classe média alta Sr. e Sra. Smith recebem a visita do casal Sr. e Sra. Martins. Os personagens, representantes do modelo e estrutura social burguesa, estão presos em um ciclo de repetições, trivialidades e do vazio existencial, sendo a releitura e representação do encarceramento da sociedade contemporânea.
SERVIÇO:
Espetáculo: A cantora careca
Quando: Agosto e setembro – quintas, sextas e sábados (conforme calendário abaixo), sempre às 20h
Local: Casa do Teatro Armação, Praça XV de Novembro, 344, Centro, Florianópolis
Ingressos: Sympla (link na bio: www.instagram.com/grupoarmacao)
Calendário de apresentações:
Agosto: 01, 02, 03, 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 30, 31/08
Setembro: 06, 07, 12, 13, 14/09
Contato do grupo:
Grupo Armação
Instagram: @grupoarmacao