spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Sicoob é Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2024

NegóciosSicoob é Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2024
spot_img

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...

LIDE SC promove debate sobre os rumos do Brasil no CREA Summit 2024

Evento reúne grandes líderes para discutir desafios e oportunidades...
spot_img

Compartilhe

A cerimônia de entrega será realizada no dia 21 de agosto, às 19 horas, no Clube Recreativo Chapecoense, em Chapecó

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), divulgou as empresas catarinenses vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2024. Esta é a maior premiação de responsabilidade empresarial de Santa Catarina, buscando valorizar empresas que cuidam das pessoas e do planeta. A cerimônia de entrega será realizada no dia 21 de agosto, às 19 horas, no Clube Recreativo Chapecoense, em Chapecó. O Sicoob foi um dos vencedores na categoria Social, com o case “Práticas de Educação Financeira”.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “a Cidadania Financeira é um compromisso materializado no propósito do Sicoob de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Possuímos uma Política Institucional de Cidadania Financeira e um Guia para a Cidadania Financeira, que norteiam as ações do Sicoob”.

A premiação é voltada a empresas comprometidas com a transformação na área de cidadania empresarial. Ao todo, foram inscritos 48 cases, e destes, dez foram de empresas selecionadas nas categorias ambiental, cultural, social e ONGs, legalmente constituídas no Estado. Na categoria Social, em que o Sicoob concorreu, também foram vencedores os cases do Grupo Portobello e do Colégio Criativo.

“Estamos muito felizes com os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2024, e com a qualidade de todos os cases inscritos. Esta premiação é uma ótima oportunidade de as empresas destacarem suas iniciativas, dando visibilidade a seus projetos, além de inspirarem outras empresas a seguir nesta trajetória de responsabilidade social e impacto positivo no mundo dos negócios”, afirma o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.

Case do Sicoob
As Práticas de Educação Financeira executadas pelo Sicoob Central SC/RS, são diversos programas e ações destinados a adultos, jovens e crianças, e que beneficiaram mais de 87 mil pessoas. Essas práticas compõem o eixo de Cidadania Financeira do Instituto Sicoob.

Através da Educação Financeira, o Sicoob busca sensibilizar as pessoas para o uso consciente dos recursos econômicos, evitando o consumismo e o superendividamento. Mais do que apenas proteger os consumidores e incluí-los no sistema financeiro com o acesso a produtos e serviços financeiros, é preciso que a educação financeira possa levar o cidadão a ter mais clareza e autoconhecimento a respeito da própria situação e possibilidades econômicas; saber a dimensão da sua participação na comunidade econômica; e reconhecer os impactos coletivos das próprias decisões financeiras individuais.

Segundo o diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto “Cidadania Financeira é um dos temas materiais do Sicoob, compondo o Plano Temático de Sustentabilidade, com o compromisso de promover a inclusão, a acessibilidade e a educação financeira, facilitando ainda o acesso aos mais diversos produtos e serviços”.

Para o coordenador de Investimento Social Estratégico do Sicoob Central SC/RS, Juliano Fernandes, “apesar dos esforços das escolas, da mídia e das instituições financeiras, ainda existe uma enorme carência entre os brasileiros de conhecimento acerca do que são as finanças pessoais, métodos e formatos de controle financeiro, como economizar, poupar e investir”. Por isso, prosseguiu, “diante desse cenário, um dos pilares para a Cidadania Financeira que vem sendo enfatizado pelo Sicoob é que a educação financeira promova uma reflexão, para que o cidadão compreenda não apenas o funcionamento do sistema financeiro e dos produtos ofertados, mas também os benefícios e deveres envolvidos em cada tipo de transação e decisão econômica”.