Dia 6 de julho é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas. Entre as tantas belas histórias de transformação de vidas proporcionadas pela atuação de cooperativas junto à sociedade, está a do projeto Novo Alvorecer. A Associação Beneficente Novo Alvorecer atua desde 1995 e hoje atende cerca de 35 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 6 e 21 anos, na comunidade da Vila Aparecida, em Florianópolis. O projeto social oferece aulas de músicas com o trabalho de formação de orquestras, uma formada por 14 jovens e a outra por 10 adolescentes. Isso só é possível devido à participação de voluntários e o apoio da Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos CREAs e demais Áreas Tecnológicas – CREDCREA, que apoia a instituição há 14 anos com doações de instrumentos e o envolvimento de seus colaboradores e cooperados.
Desde 2011, a ONG adotou a música como forma de transformar o futuro dos jovens. A ideia surgiu a partir da sugestão da professora Esmeralda Fabi Serralvo que, a partir da chegada da doação de 5 violinos pela CredCrea e um valor doado em dinheiro, sugeriu a compra de mais instrumentos ao invés de sapatos para o presente de Natal das crianças, dando início às aulas de música na entidade, que até então oferecia reforço escolar e atividades diversas no contraturno. Os membros da associação abraçaram a sugestão “O calçado é algo que não ficaria, já os violinos levam as crianças muito mais longe. São instrumentos de uma elite que não vemos nas mãos de crianças de comunidades. A Música é uma das formas que encontramos para mudar o futuro das nossas crianças”, declara Luciane Machado, idealizadora e presidente da Associação Novo Alvorecer.
“Na orquestra, as crianças adquirem a consciência do que é tocar em grupo e lidar com seu parceiro. Os jovens que entram aqui e aprendem a tocar o violino, ensinam os pequenos recém-chegados, o que dá ao projeto um fator multiplicador, além de criar o sentimento de pertencimento”, comenta Esmeralda Fabi Serrahro.
A Orquestra Novo Alvorecer, regida pelo maestro André Luiz Vieira, cumpre uma agenda de apresentações que inclui os eventos do seu maior apoiador, a própria cooperativa CREDCREA, além de diversos eventos comunitários em Florianópolis e região. Um dos seus alunos chegou a chegou a participar de oficinas e uma apresentação fora do país, levado por seus professores a um congresso de música no Chile.
O projeto vem influenciando e transformando a vida dos seus participantes. Um dos exemplos é o do aluno Renan S. Adão, de 19 anos, que adentrou a porta do Novo Alvorecer quando tinha apenas 6 anos, encontrou seu caminho na arte e hoje cursa a faculdade de música na Universidade Do Estado de Santa Catarina, UDESC.
“O Novo Alvorecer foi uma salvação na minha vida. Quando eu era pequeno tinha muitas coisas erradas que podiam me influenciar. Hoje quero continuar a música e dar aulas aqui no projeto, como uma forma de retribuir o que recebi” declara o universitário.
Para o CREDCREA apoiar a instituição Novo Alvorecer reforça o propósito de contribuir com o desenvolvimento das comunidades, valor presente na cultura cooperativista. “A orquestra é motivo de orgulho para nossos colaboradores e cooperados e acompanhar o processo de desenvolvimento musical dos alunos é muito gratificante para nós, que apoiamos o projeto e esperamos com isso formar não apenas músicos, mas bons cidadãos. Já passaram pela Novo Alvorecer mais de 200 alunos”, comenta Gelásio Gomes, Presidente da Presidente da cooperativa de crédito.
A partir desse ano, levada pelas mãos de seu maestro, a Orquestra Novo Alvorecer passa a fazer parte da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.
Sobre o CREDCREA
A CredCrea atua desde 2004, apoiada nos princípios e valores cooperativistas, proporcionando um relacionamento transparente e de confiança com seus mais de 30 mil cooperados. Com sede em Florianópolis, a cooperativa possui 23 postos de atendimento distribuídos nos três Estados do sul do país. Mais informações sobre o CREDCREA podem ser encontradas no site https://www.credcrea.coop.br/