Atualmente com três lojas, a RB Motors é sinônimo de uma marca com propósito
A venda de carros usados acumula aumento de 6,6% em 2024, no país, segundo a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O número é positivo mesmo com o registro de queda de 8,7% nas vendas em maio em comparação com abril. Foram comercializados 1,2 milhão de veículos de todos os segmentos – 107 mil a menos que no mês anterior. E a principal causa foram as enchentes no Rio Grande do Sul. Os modelos usados com até 3 anos de fabricação representaram 11,8% do total transacionado em maio. No acumulado de 2024, esses veículos acumulam uma participação de 10,6%.
Em Santa Catarina, as vendas de carros usados estão aquecidas, segundo Douglas Souza Oliveira, sócio proprietário da RB Motors, empresa que está completando 33 anos no mercado. A RB comemora os 33 anos e o título de empresa mais conceituada no setor em Santa Catarina, com mais de 25 mil carros vendidos. Criada em 1991, a RB era administrada inicialmente por Douglas e por um primo, que decidiram desfazer, em 2013, a sociedade de 20 anos. Douglas ficou com as lojas existentes no MundoCar Mais Shopping e em Urubici. Foi quando a esposa de Douglas, Renata Souza entrou como sócia e passou a administrar a empresa junto com o marido. Os dois decidiram abrir mais uma revenda em Florianópolis, outra em São José e uma quinta loja em Itajaí. Pós Pandemia, como as lojas eram muito próximas umas das outras, o casal mudou a estratégia e decidiu fechar duas delas, nos shoppings, se estabelecendo nas lojas de rua e ampliando o atendimento digital. Renata garante que o atendimento nesse tipo de loja “é mais pessoal e o cliente se sente mais acolhido do que nos shoppings, então ficamos com as lojas de rua em Florianópolis, Urubici e Itajaí.”
Em Capoeiras, o casal realiza o sonho de ter um espaço sofisticado para atender seus clientes, muitos deles fidelizados há mais de trinta anos, com mais conforto. e opções de variedade em estoque
O sucesso desses 33 anos? Renata revela que Douglas é uma pessoa super comunicativa, marcante, que faz amizade facilmente e de um coração enorme! “Facilitou muito a caminhada e as conquistas da empresa”. Ela lembra que quando se conheceram, a RB era uma loja com uma casinha meia água no fundo do terreno e tela de arame na frente localizado em Capoeiras, com o passar do tempo, investiram muito, fizeram cobertura, trocaram a tela de arame por muro de vidro, colocaram piso e a loja de Urubici que possuía apenas uma mesa de concreto com um guarda-sol, ganhou estrutura e corpo ao ser construída uma mega loja, tudo isso para melhor atender melhor o cliente. Depois implantaram sistemas de controle de entrada e saída de veículos e cadastro de compradores e abandonaram os antigos “caderninhos de anotações”. “Fomos a primeira revenda coberta e a primeira a ter sistema para controle de entrada e saída de veículos e também uma das pioneiras em criar redes sociais”. Tudo com ajuda da tecnologia para atender melhor nossos clientes. Hoje a RB Motors se posicionou como uma revenda que detém carros diferenciados, de maior valor tanto financeiro quanto o de valor agregado. Aqui realizamos o sonho do carro que o cliente sempre quis, define Douglas.
Renata e Douglas lembram que além do espírito empreendedor, a RB cresceu e evoluiu graças ao apoio dos funcionários que acompanharam a trajetória da empresa. Renata recorda que muitos empregados sequer tinham trabalhado com vendas antes de assinarem a carteira de trabalho na RB. “Uma das coisas que tenho orgulho: a gente treinou muitas pessoas, deu muita oportunidade. Nós ensinamos muito, as pessoas conseguiram construir realmente uma vida com a RB, conseguiram casar, ter filhos, casa, carro, através da RB”.
Hoje a empresa se orgulha do atendimento profissional especializado e mais setorizado. O cliente tem atendimento personalizado para o produto que veio procurar. Douglas esclarece que a venda de um carro envolve avaliação, preparação do veículo, financiamento, seguro, despachante, marketing e pós-venda. Tudo para promover a melhor experiência para o cliente. E Renata completa: “Eu não vendo carros, eu vendo o meio de transporte que leva para perto da família, para perto da pessoa amada… eu vendo momentos, experiências!” O carro é só um veículo para abrirmos novos relacionamentos.