Capacitar professores da Educação Básica (Infantil e Ensino Médio) a desenvolver projetos que integrem arte e tecnologia aos processos pedagógicos, com conteúdos diferenciados, criativos e lúdicos. Este é o objetivo do curso “Introdução às Aventuras de Aprendizagem: Arte, Tecnologia e Gamificação na Educação”, que inicia no próximo dia 17 e vai até 11 de julho, de forma totalmente gratuita e online. As inscrições já estão abertas no site platocultural.com e as vagas são limitadas.
Realizado pela Platô Cultural, que possui uma equipe especializada em abordagens inovadoras, o curso segue as diretrizes pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. O foco são temas sociais e ambientais, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os Inner Development Goals – Objetivos de Desenvolvimento Interno. Metade das oito horas acontece com interação em tempo real, além de atividades complementares. As aulas das segundas são gravadas, enquanto às quintas são síncronas e online, das 19h às 20h.
“A aprendizagem pode ser uma jornada transformadora. Nós trazemos um mundo fantástico para a sala de aula, convidando professores e alunos a brincarem juntos e serem os protagonistas de uma aventura de aprendizagem que conecta o real com o imaginário, o físico e o digital, onde reconhecem seu papel ativo em criar e transformar a realidade”, explica Francine Kliemann, Diretora da Platô Cultural. “De uma forma teórico-prática, promovemos autonomia, pensamento crítico, solução de problemas e desenvolvemos habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os desafios do século XXI”, conclui.
Essa abordagem pedagógica nasceu de um programa de sucesso, a Escola do (Im)possível, que já foi implementado no Brasil e internacionalmente, recebendo reconhecimento de diversas instituições renomadas. Em 2023, o programa Escola do (Im)Possível ficou entre os 12 vencedores globais do Ashoka Green Changemakers. Atualmente, está se desdobrando em um jogo de realidade aumentada que está em fase de desenvolvimento e recentemente recebeu o prêmio da Unity, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
“Introdução às Aventuras de Aprendizagem: Arte, Tecnologia e Gamificação na Educação” oferece um conteúdo completo para a criação de experiências em educação imersiva, integrando arte e tecnologia, com troca de experiências e ideias de forma coletiva, além de orientar a elaboração de programa inédito em grupos de trabalho, fornecendo apoio e todos os materiais pedagógicos necessários. Ao final do curso online acontecerá uma premiação e serão selecionadas até 3 propostas de programas desenvolvidos pela turma para receberem uma mentoria inédita com a equipe da Platô Cultural.
A gratuidade do curso foi garantida pela seleção do projeto no Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Um total de 25% das vagas são destinadas para pessoas negras, trans e indígenas.
Crédito da foto: Maicon Barbi