Um dos principais museus da Itália, com obras de Bernini e Caravaggio, será o destaque do próximo tour, no dia 11 de junho, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis.
Chegou a hora de viajar virtualmente para a Itália com mais um encontro do projeto Museus Virtuais. Localizada em Roma, a Galleria Borghese é uma das joias do patrimônio artístico italiano. Fundada no início do século XVII pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, o museu abriga uma das mais impressionantes coleções de arte barroca da Europa.
Entre as obras destacadas estão esculturas magníficas de Gian Lorenzo Bernini, como “A Verdade Revelada”, “Apolo e Dafne” e “O Rapto de Perséfone”, que capturam a essência do movimento barroco com seu dinamismo e expressividade. Além das esculturas, o museu exibe pinturas icônicas de Caravaggio, conhecido por seu uso dramático da luz e sombra, que conferem um realismo intenso às suas obras.
A coleção da Galleria Borghese também inclui importantes peças renascentistas de artistas como Rafael, Ticiano, Lorenzo Lotto e Correggio, bem como obras neoclássicas de Antonio Canova. Cada sala do museu revela um tesouro, tornando a visita uma verdadeira viagem pela História da arte.
Este impressionante acervo será apresentado pelo arte-educador Claudio Toscan durante a sessão “Galleria Borghese: Templo do Barroco Italiano”, proporcionando uma imersão na história e nas obras-primas deste renomado museu. A sessão ocorre na próxima terça-feira, 11 de junho, às 19h30, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis e o acesso é gratuito.
“O tour virtual pela Galleria Borghese é uma oportunidade única para mergulhar na riqueza do barroco italiano. Cada peça conta uma história e revela a grandiosidade da arte europeia”, comenta o arte-educador Claudio Toscan.
Informações sobre a sessão:
O quê: Projeto Museus Virtuais – “Galleria Borghese: Templo do Barroco Italiano”
Data: 11/06/2024 – terça-feira
Horário: 19h30
Local: Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa, Corporate Park
Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço