O Momento da Ética do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) debaterá “A situação da Residência Médica no Brasil”, na quarta-feira (29), às 19h, com transmissão on-line pelo canal do Youtube do CRM-SC,
O tema que mobilizou toda a classe médica nas últimas semanas, ganhou ainda mais relevância após a publicação do Decreto nº 11.999/24, em 17 de abril de 2024, pelo Governo Federal, alterando as funções de regulação, supervisão e avaliação dos programas de residência médica, além de estabelecer diretrizes para o funcionamento e definir a composição da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Para explanar melhor a ameaça que tais mudanças trazem para a Medicina brasileira, o evento online do CRM-SC convida o ex-presidente do CFM, Mauro de Brito Ribeiro, que também é professor da disciplina de cirurgia-geral da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da UNIDERP.
Ribeiro explica que tal mudança ampliou a presença de entidades políticas dentro da Comissão, alterando assim, o quórum da CNRM a seu favor. O Governo passa a ter um número maior de representantes ao diminuir a representatividade das entidades médicas, que zelam pelo ensino técnico e de qualidade da Residência Médica no Brasil. “Esse momento exige a união de toda a classe médica para reverter tal decisão que coloca em risco a boa prática da medicina”, ressalta.