Comemorando sete anos de existência, a Via Amiga do Ciclista, projeto pioneiro que transforma trechos da Beira-Mar Norte em espaços seguros para a prática esportiva, destaca-se como um ponto de encontro para entusiastas do ciclismo, mas também como um marco na segurança viária e promoção do lazer na capital catarinense.
Esta iniciativa, fruto da parceria entre a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e a Prefeitura, nasceu após um acidente fatal em 2015 que vitimou o jornalista Roger Bittencourt, durante um treino na SC 401. Na ocasião, o empresário Sander DeMira, então presidente da ACIF e também ciclista, liderou uma iniciativa que transformaria a paisagem esportiva da cidade.
“Após esse trágico acidente, percebemos a necessidade urgente de fornecer um ambiente seguro para os ciclistas treinarem. A Via Amiga do Ciclista não apenas oferece isso, mas também contribui significativamente para a redução de acidentes e preservação de vidas”, enfatiza Sander DeMira.
Desde sua criação em 2017, a Via Amiga do Ciclista tem sido um espaço exclusivo para o treinamento dos ciclistas, das 6h às 9h, aos domingos, na Avenida Beira-Mar Norte, trecho entre o TITRI e a Praça Celso Ramos, além de um outro espaço, entre a Av. Mauro Ramos e o Trapiche, dedicado ao lazer e a prática de outros esportes.
“A Via Amiga do Ciclista é uma conquista importante para Florianópolis. Ela oferece segurança aos ciclistas, mas também promove um estilo de vida saudável e o uso consciente do espaço público para o lazer e a prática esportiva, atraindo tanto moradores quanto turistas específicos em desfrutar das belezas naturais de Florianópolis”, destaca Célio Bernardi, presidente da ACIF.
Desafio aos ciclistas
Em homenagem aos sete anos do projeto, está programado para este domingo, dia 12, um treino especial com um desafio de percorrer 100 km durante as três horas de duração da Via Amiga. Após, haverá a foto comemorativa e oficial com todos os ciclistas.