Hoje é Dia de Jazz Bebê! será no dia 5 de maio, a partir das14h30, no Jardim Botânico; evento terá Choro Jazz Trio convida Fábio Mello, contação de histórias e oficinas de arte
Hoje é Dia de Jazz Bebê!, projeto que ocupa espaços públicos de Florianópolis com arte e cultura desde 2015, terá mais uma edição neste domingo, dia 5 de maio. O palco para uma intensa programação dessa vez é o Jardim Botânico, área verde na região central da cidade. Vai ter música, contação de histórias e oficinas de arte, oportunidade para pais e filhos criarem memórias juntos.
O evento gratuito abre às 14h30, quando as oficinas de arte já poderão ser acessadas. Uma variedade delas compõe a programação: de Argila, com Marcoliva; de Artesanato, com Denilson Antônio; de Pintura (em tela), com Taliane Tomita; de Música, com Rosamon – Tac tic tum; e Ninho da Leitura, com a Cia Mafagafos.
“A gente promove experiências e não só entretenimento. As pessoas podem assistir a um show, a uma contação de histórias, mas também fazer uma oficina, ter uma vivência. E esse momento é único, no qual todos estão construindo juntos”, enfatiza Marina Tavares, da Studio de Ideias, que realiza o evento.
“Contos, cantos e brincadeiras” e Choro Jazz Trio
Às 15h, tem o espetáculo de Contação de histórias “Contos, cantos e brincadeiras”, com Felícia Fleck. A proposta possibilita o contato com a oralidade, a literatura e o lúdico, por meio de histórias autorais e da tradição oral, de brincadeiras populares e da mediação de livros brinquedo. Tudo para estabelecer uma relação afetiva e prazerosa com a escuta e a leitura. Serão duas sessões, a segunda está marcada para às 16h40.
A atração musical fica por conta do Choro Jazz Trio convida Fábio Mello, em dois horários: 15h30 e 17h10. Rafael Calegari, Edilson Tatu e Willian Goe são experientes musicistas que já acompanharam artistas consagrados da música brasileira, como Elza Soares, Yamandú Costa, Zeca Baleiro, Luiz Melodia, entre outros. Nesta apresentação, o trio convida Fábio Mello, saxofonista, flautista, compositor e professor. Ele faz parte, como multi-instrumentista, de grupos como Brass Groove Brasil, Tao Orquestra, Choro a Quatro, François Muleka Quinteto, Carolina Zingler e Nuvens entre outros. Já tocou com nomes da música brasileira como Cuca Teixeira, Nailor Proveta, Renato Borghetti, Daniel Sá, Jota Moraes, Carlos Bala e Fábio Leal. Juntos, o trio e Fábio Mello levam para o palco música autoral e instrumental catarinense, a partir da improvisação, arranjos e da performance dos músicos. Uma abordagem que possibilita a descoberta do que vem sendo desenvolvido na cena do sul do país, um repertório envolvido pelo “sotaque” da região, mas que, no entanto, busca essencialmente os caminhos do Choro-Jazz.
Criança é protagonista
O Hoje é Dia de Jazz Bebê! existe desde 2015 e em 2018 realizou a sua primeira edição em área verde aberta no Jardim Botânico, onde será o evento neste dia 5 de maio. Os outros palcos do projeto são Parque da Luz e Jurerê Open.
A iniciativa coloca a criança como protagonista e os adultos são convidados a criar memórias juntos a elas, que crescem frequentando o evento.
“Acompanhamos o crescimento dos pequenininhos. É gostoso ver o espaço que a gente criou para as famílias”, observa Marina Tavares.
Esta edição conta com parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. Tem apoio cultural da APCEF.SC – Associação do Pessoal da Caixa Econômica, da Rede Bistek Supermercados, do Jurerê Beach Village Hotel e do Il Campanario, Grupo Habitasul, Unicred Coomarca – Instituição Financeira Cooperativa e Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomésticos. O patrocínio é do Dimas Construções, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. A produção é da Studio de Ideias Produtora Cultural.
Serviço
Hoje é dia de Jazz Bebê!
5 de maio, 14h30 às 18h30
Jardim Botânico
Gratuito
Estacionamento gratuito no local. Sujeito à lotação
Em caso de chuva, o evento será transferido