A atriz Diana Adada Padilha protagoniza o espetáculo teatral do grupo O Dromedário Loquaz que traz debates contemporâneos.
Um monólogo com a intensidade da vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930) será apresentado gratuitamente neste sábado (16/03), às 20h, no Teatro Camarim, em Florianópolis. Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela foi uma mulher à frente do seu tempo, marcada pelo pioneirismo e independência presentes em sua vida pessoal e atuação profissional. Formou-se em Direito num espaço majoritariamente masculino, viveu sob os percalços de ser mulher e escritora no início do século XX. Nascida em Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal, Florbela suicidou-se na madrugada em que completava 36 anos.
A peça, com direção de Sulanger Bavaresco, traz a visibilidade da ocupação de espaços pelas mulheres através de uma figura histórica que enfrentou as adversidades e as restrições do seu tempo. A poesia de Florbela aborda temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.
Desde sua estreia, em julho de 2022, o espetáculo Florbela Espanca realizou temporada de apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público pela qualidade técnica e artística da montagem.
Parafraseando a própria Florbela Espanca, o Dromedário Loquaz propõe com a montagem a realização de um Teatro de Mágoas. Um teatro de denúncia que exprime a necessidade de destacar o não dito, de dar luz e voz a uma figura histórica feminina que foi perseguida e detratada. Um teatro que leva o espectador a um mergulho no universo denso da vida e obra de uma talentosa artista inconformada com as limitações impostas a ela em razão de ser mulher e que, ao emergir da cena consiga perceber que a situação se repete atualmente, sufocando e restringindo a potencialidade de mulheres em todo o mundo.
Ao término da apresentação ocorrerá uma Roda de Conversa da diretora e da atriz com a plateia, abordando informações históricas sobre a vida e obra da poetisa Florbela Espanca, além de aspectos da criação da dramaturgia e encenação do espetáculo.
A entrada é gratuita e, além dos 20 ingressos disponibilizados aqui no Sympla, teremos 20 convites que serão disponibilizados no local uma hora antes das apresentações.
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural,
por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
SOBRE O GRUPO:
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
SERVIÇO:
Florbela Espanca
Grupo O Dromedário Loquaz
Duração: 65 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
16/03, sábado, 20h: Teatro Camarim
Endereço: Rua Profa. Antonieta de Barros, 976 – Estreito, Florianópolis – SC
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e direção: Sulanger Bavaresco
Atuação: Diana Adada Padilha
Iluminação: Marco Ribeiro
Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani
Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha e Sulanger Bavaresco
Fotografia: Luiza Filippo
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Assessoria de Comunicação: Gisele Palma
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Classificação indicativa: 14 anos
Contatos do grupo:
Site do Grupo: http://odromedarioloquaz.wix.com/grupo-de-teatro
Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz
Instagram: https://www.instagram.com/dromedarioloquaz/