A Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresentará na sexta-feira da próxima semana (16 de fevereiro), às 20h, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, o primeiro concerto de música clássica da temporada 2024. O programa, que é formado por obras de Tchaikovsky, Beethoven, Puccini, Menotti e Carlos Gomes, terá solos da soprano Carla Domingues. A entrada é gratuita.
A orquestra, que completou 30 anos de ininterruptas atividades em janeiro deste ano, traz para esta temporada diversos programas inéditos de diferentes gêneros e estilos e também alguns espetáculos de maior sucesso que marcaram importantes momentos de sua trajetória. A agenda de 2024 já tem gravações, turnês e novas parcerias confirmadas, todas com a produção executiva de Maria Elita Pereira.
No concerto da Catedral, além da consagrada Serenata para Cordas de Peter Tchaikovsky – considerada uma das principais obras já compostas para esta formação instrumental – e um fragmento da Suíte “O Quebra Nozes”, o Trepak, o programa contará com uma versão para cordas do quarto movimento da Sinfonia N° 3 de Ludwig van Beethoven e arranjos de três árias para soprano e orquestra, das óperas La Bohème (Giacomo Puccini), O Telefone (Gian Carlo Menotti) e Salvador Rosa (Carlos Gomes).
O concerto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com realização do Ministério da Cultura / Governo Federal e conta com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie, e o apoio do Clube NSC.
PROGRAMA:
Trepak (Dança Russa) de “O Quebra Nozes”
Peter Tchaikovsky
Serenata para cordas em dó maior, op. 48
Peter Tchaikovsky
Sinfonia n.º 3, Em Mi Bemol Maior – Quarto movimento
Ludwig van Beethoven
Valsa da Musetta “Quando m’en vo” da ópera “La Bohème
Giacomo Puccini
Aria da Lucy da ópera “The Telephone”
Gian Carlo Menotti
“Mia piccirella”, ária de Gennariello, da ópera Salvator Rosa
Antonio Carlos Gomes
SERVIÇO:
O QUE? Apresentação de Concerto de Música Clássica da Camerata Florianópolis
QUANDO? 16 de fevereiro de 2024, às 20h
ONDE? Catedral Metropolitana de Florianópolis
QUANTO? GRATUITO
Fotos: Tóia Oliveira