spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Mutirão de limpeza percorre Praia do Matadeiro, em Florianópolis, no sábado (27)

Meio ambienteMutirão de limpeza percorre Praia do Matadeiro, em Florianópolis, no sábado (27)
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

Ação da ONG Sea Shepherd Brasil e das empresas ERT e Onda Eco vai recolher resíduos e distribuir sacos de lixo 100% compostáveis a voluntários  

A ONG Sea Shepherd Brasil e as empresas Earth Renewable Technologies (ERT), que desenvolve bioplástico 100% compostável, e Onda Eco, especializada em produtos de limpeza ecológicos, promovem no sábado (27 de janeiro) um mutirão de limpeza na Praia do Matadeiro, em Florianópolis (SC). A ação, que se inicia às 9h, visa mobilizar a população para o descarte consciente de lixo e a importância de preservar o ecossistema marinho. 

Todo o lixo –seja orgânico ou compostável– coletado em um dos principais pontos turísticos da ilha será destinado para compostagem. O restante será encaminhado para cooperativas de reciclagem da região.  

Como parte do evento, os voluntários que participarem da ação receberão sacos compostáveis da Onda Eco, confeccionados com matéria-prima da ERT. O bioplástico desenvolvido pela ERT, na fábrica de Curitiba, é feito a partir da fermentação de cana-de-açúcar e vira adubo em até 180 dias. 

Além da limpeza da praia, a ação inclui uma roda de conversa sobre destinação de lixo e tratamento de resíduos orgânicos. A atividade será conduzida por especialistas da Sea Shepherd, da Onda Eco e da ERT.  

“O objetivo é promover o diálogo entre os participantes, compartilhando informações sobre práticas sustentáveis e incentivando a adoção de hábitos mais responsáveis em relação ao descarte do lixo”, diz Gabriela Gugelmin, diretora de Estratégia e Sustentabilidade da ERT.  

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é despejado no oceano. Estima-se que há acumulado entre 86 milhões e 150 milhões de toneladas de plástico no oceano atualmente. Só o Brasil lança cerca de 3,44 milhões de toneladas de sacolas plásticas, garrafas PET, canudos, embalagens de xampu e isopor a cada ano, segundo o estudo do projeto Blue Keepers realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil. 

Serviço: 

Data: 27 de janeiro de 2024 

Horário: 9h 

Local: Praia do Matadeiro, Florianópolis (SC) 

Foto: Créditos Sea Shepherd.